Aviso Juntos em Segurança. Novas medidas de segurança UCI no atendimento a clientes.
Precisa de ajuda?
Nós ligamos

No #UCIgreen respondemos às suas dúvidas sobre reciclagem e sustentabilidade.

Em 2021 a Sociedade Ponto Verde recolheu 77.492 toneladas de plástico, o que o torna no 3º material mais recolhido, com quase mais 10 toneladas recolhidas em termos homólogos. O que por um lado significa que se está a reciclar mais, mas por outro lado não nos podemos deixar de preocupar com a possibilidade de cada vez se consumir mais plástico. Afinal de contas, reciclar é suficiente?

Não. Reciclar é necessário quando temos mesmo de utilizar plástico, mas o ideal é encontrar soluções que o evitem.

As idas ao supermercado são um momento chave para o consumo de plástico, porque sem dar por isso, acaba finalmente com um mundo sem fim de embalagens, embalagens e mais embalagens. Mas na verdade tudo depende de si. Damos-lhe por isso 5 conselhos que pode começar a aplicar já para deixar de ser mais uma pessoa a consumir uma quantidade desnecessária de plástico.

Não saia de casa sem saco

Seja um saco de pano ou de plástico, o importante é que seja reutilizável e que a cada ida ao supermercado não venha de lá com mais uma mão cheia de sacos que demorarão centenas de anos a decompor-se. Se tem dificuldade em recordar-se, a solução é deixar sacos no carro, ou até nos bolsos dos casacos, para garantir que em qualquer situação tem um saco à mão.

Compre a granel

Durante muitos anos comprar a granel parecia algo bizarro, um comportamento do século passado, mas hoje em dia cada vez são as mais soluções que permitem fazê-lo. O que começou com algumas lojas especializadas, acabou por ficar também disponível em grandes superfícies comerciais. Leve os seus próprios recipientes e compre massa, arroz, cereais e frutos secos, por exemplo, sem ter de levar plástico para casa.

Leve um cesto para a fruta e legumes ou coloque tudo no mesmo saco

Ora um saco de laranjas, outro com brócolos e mais um com tomates… E no fim de contas acaba com uma salada de sacos em casa. Mas esta questão é facilmente contornável. Pode levar de casa um cesto para a fruta e legumes ou então colocar tudo no mesmo saco. Basta pesar cada tipo de fruta e legumes em separado e guardar os respetivos autocolantes e não terá nenhum problema quando chegar à caixa.

Evite produtos com embalagem dupla

Há alguns produtos que tem de comprar embalados, mas comece a analisar as embalagens e a escolher a opção que tem menos plástico. Por exemplo: evite totalmente produtos com embalagem dupla, como iogurtes em embalagens de plástico por sua vez juntas em packs envolvidos em plástico. Se tiver este cuidado e começar a pensar sobre a quantidade de plástico que leva para casa vai começar a olhar para os produtos de uma nova forma.

Compre um saco de pano para o pão

Os sacos do pão dos tempos dos nossos avós voltaram a ser usados e são uma excelente forma de evitar sacos descartáveis num tipo de produto que estamos frequentemente a comprar. Com a vantagem prática de o saco em que compra o pão pode também servir para guardá-lo.

Siga estas dicas e veja a sua pegada ecológica a reduzir de dia para dia e verá que quanto mais alerta estiver à presença de plástico na sua vida, mais estratégias vai encontrar para evitá-lo.

Tem outras dúvidas sobre reciclagem ou sustentabilidade? Envie-nos um email para green@uci.pt e tentaremos dar-lhe uma resposta.

Soluções UCI
Vantagens
Simuladores de Crédito
Informação Útil
Institucional
Clientes
Grupo UCI
Área de <b>Clientes</b>
Vantagem Traz um Amigo Quem tem um amigo tem tudo!

Até vantagens no Crédito Habitação. Ao recomendar o Crédito Habitação UCI ganha e os seus amigos ganham também.
Precisa de ajuda?
Preencha com os seus dados que nós ligamos
Nome*
 
E-mail*
   
Telefone*
   
Quero ser contactado*
 
Assunto*
 
Mensagem
* campos obrigatórios