Aviso Juntos em Segurança. Novas medidas de segurança UCI no atendimento a clientes.
Precisa de ajuda?
Nós ligamos
Está no caminho certo para comprar a sua nova casa. Escolha o Crédito Habitação UCI

Como tornar a sua casa sustentável?

09 de agosto de 2021
Atualidade Crédito HabitaçãoArtigo
Voltar / gostam deste artigo 2
Como tornar a sua casa sustentável

Construir uma casa sustentável ou fazer obras numa casa para a tornar mais sustentável, respeitando o meio ambiente, não tem de ser uma dor de cabeça. 

Neste artigo explicamos-lhe como pode conseguir alcançar a máxima eficiência energética na sua habitação, aumentando o conforto térmico e preservando o planeta e reduzindo a fatura mensal, tornando assim a sua casa sustentável.

Antes de mais, o que é, afinal, uma casa sustentável? 

O termo está relacionado com arquitetura sustentável, que é aquela que gera o mínimo de impacto possível no meio ambiente. Como? Utilizando materiais resistentes e que não são descartáveis, preservando desta forma o planeta. Casas sustentáveis são também chamadas de “casas ecológicas”, porque são construídas com materiais recicláveis e reutilizáveis.

Uma casa pode e deve ser sustentável desde a sua construção, até à utilização que será feita pelos seus habitantes. Por isso, a eficiência energética é tão importante, bem como o uso de equipamentos que permitam economizar água, reduzir o consumo energético e limitar as emissões de CO2.

Leia ainda: O que é o certificado energético, e como obter?

Rumo a uma casa sustentável 

Nem sempre é possível comprar uma casa nova ou mesmo construir um imóvel de raíz, mas se for comprar casa e quiser realizar obras de renovação, e que melhorem também a eficiência energética do imóvel é possível solicitar um crédito habitação aquisição e obras.  

Leia ainda: Crédito Construção: Saiba tudo! 

Esta opção de financiamento junta no mesmo empréstimo o montante para a aquisição do imóvel e para a realização das obras. É um empréstimo em que a garantia será a hipoteca do imóvel. Ao optar por este crédito, poderá ter acesso a taxas de juro mais baixas e prazos de reembolso mais alargados no financiamento das obras, do que se contratar um crédito para obras de forma isolada.

Portanto, o recomendável é, caso esteja a comprar uma casa que precise de obras, juntar logo ao crédito habitação, o crédito para obras.

Leia também: Crédito para obras: Invista na casa dos seus sonhos.

A importância da localização para uma casa sustentável 

A localização da casa é um fator de grande importância no desempenho energético de um imóvel. Caso esteja na fase de adquirir uma habitação, e se for possível, escolha uma zona bem arejada, com pouco trânsito e com áreas verdes circundantes.

Aquele pormenor sobre a orientação da casa que tantas vezes vemos nos anúncios, é afinal, bastante útil. Sabia que uma casa virada para sul necessita de menos aquecimento no inverno? Escolha o lado norte da habitação para as áreas destinadas à casa de banho ou arrumos.

Já um imóvel com orientação a norte, terá grandes perdas térmicas através dos vidros durante o inverno e maior tendência a acumular humidade.

Deixe entrar o sol… 

A luz natural é gratuita e não prejudica o ambiente. Use a luz artificial apenas quando não for possível utilizar a luz natural da sua habitação e opte por lâmpadas de baixo consumo ou led. Optar por iluminação localizada é mais uma das formas de tornar a sua casa sustentável.

E deixe entrar o ar… 

Se pretende que a sua casa seja mais saudável e sustentável, use e abuse da ventilação natural. Antes de sair de casa deixe as janelas abertas, mesmo na altura em que o tempo é mais frio. Desta forma, estará a afastar a humidade. 

Prefira eletrodomésticos de Classe A 

Não tem de o fazer logo de uma vez, a não ser que esteja a equipar do zero o imóvel. Quando equipar a sua casa, opte por aparelhos energeticamente eficientes: os melhores são aqueles com a designação A. É verdade que vai despender mais dinheiro na sua compra, mas começa a poupar desde o primeiro dia em que os utiliza: o desempenho do equipamento é melhor e os consumos muito menores.

Isolamento: Torne a sua casa sustentável 

Uma das principais características de uma casa sustentável é o facto de ter um bom isolamento. Como o pode conseguir? Usando caixilharias com corte térmico, que permitem uma redução da transmissão térmica entre 40% a 60%. Os vidros duplos serão bons aliados, não só a bloquear o ruído exterior como a evitarem a perda de calor.

As caixilharias que utilizar devem possuir grelhas de ventilação para facilitar a renovação do ar. A circulação do ar dentro dos edifícios é uma das medidas fundamentais para manter as condições de salubridade de um imóvel.

Pinte em tons claros 

Escolher a cor da sua casa não é só uma questão estética, mas também de conforto térmico. Uma fachada branca pode absorver até 25% do calor do sol, mas se for pintada num tom mais escuro pode absorver até 90%. Escolha tintas mais claras e obtenha a máxima eficiência energética no seu imóvel.

Escolha os melhores ajudantes 

Invista em mecanismos de poupança de água, como os autoclismos de dispositivos de dupla descarga. Existem ainda soluções que permitem aproveitar a água que usa no lavatório para a sanita. Poupa o ambiente e ainda verá uma redução significativa na fatura da água.

Repense os seus comportamentos 

Muitas das mudanças que podem tornar a sua casa sustentável não dependem necessariamente de investimentos, dependem sobretudo de uma mudança de comportamentos.

Leia ainda: Em casa com a UCI: Como ser mais sustentável.

Agora que sabe como dar os primeiros passos para uma casa mais sustentável, veja também como pode melhorar os seus hábitos de sustentabilidade com a nossa checklist para uma casa sustentável, para que possa repensar cada divisão da casa de forma a reduzir o consumo de recursos e a geração de resíduos.

 

Artigos Relacionados
Soluções UCI
Vantagens
Simuladores UCI
Informação Útil
Institucional
Clientes
Imóveis UCI
Grupo UCI
Área de <b>Clientes</b>
Vantagem Traz um Amigo Quem tem um amigo tem tudo!

Até vantagens no Crédito Habitação. Ao recomendar o Crédito Habitação UCI ganha e os seus amigos ganham também.
Precisa de ajuda?
Preencha com os seus dados que nós ligamos
Nome*
 
E-mail*
   
Telefone*
   
Quero ser contactado*
 
Assunto*
 
Mensagem
* campos obrigatórios