• Linha Direta
  • UCI
  • 213 002 042 | 932 442 604
  • Sustentabilidade

    Como tornar a sua casa sustentável?

    09 ago 2021
    Tempo de leitura: 4 Minutos
    ESCRITO POR UCI
    Como tornar a sua casa sustentável?

    Construir uma casa sustentável ou fazer obras numa casa para a tornar mais sustentável, respeitando o meio ambiente, não tem de ser uma dor de cabeça.

    Neste artigo explicamos-lhe como pode conseguir alcançar a máxima eficiência energética na sua habitação, aumentando o conforto térmico e preservando o planeta e reduzindo a fatura mensal, tornando assim a sua casa sustentável.

    Antes de mais, o que é, afinal, uma casa sustentável?

    O termo está relacionado com arquitetura sustentável, que é aquela que gera o mínimo de impacto possível no meio ambiente. Como? Utilizando materiais resistentes e que não são descartáveis, preservando desta forma o planeta. Casas sustentáveis são também chamadas de “casas ecológicas”, porque são construídas com materiais recicláveis e reutilizáveis.

    Uma casa pode e deve ser sustentável desde a sua construção, até à utilização que será feita pelos seus habitantes. Por isso, a eficiência energética é tão importante, bem como o uso de equipamentos que permitam economizar água, reduzir o consumo energético e limitar as emissões de CO2.

    Leia ainda: O que é o certificado energético, e como obter?

    Rumo a uma casa sustentável

    Nem sempre é possível comprar uma casa nova ou mesmo construir um imóvel de raíz, mas se for comprar casa e quiser realizar obras de renovação, e que melhorem também a eficiência energética do imóvel é possível solicitar um crédito habitação aquisição e obras.

    Leia ainda: Crédito Construção: Saiba tudo!

    Esta opção de financiamento junta no mesmo empréstimo o montante para a aquisição do imóvel e para a realização das obras. É um empréstimo em que a garantia será a hipoteca do imóvel. Ao optar por este crédito, poderá ter acesso a taxas de juro mais baixas e prazos de reembolso mais alargados no financiamento das obras, do que se contratar um crédito para obras de forma isolada.

    Portanto, o recomendável é, caso esteja a comprar uma casa que precise de obras, juntar logo ao crédito habitação, o crédito para obras.

    Leia também: Crédito para obras: Invista na casa dos seus sonhos.

    A importância da localização para uma casa sustentável

    A localização da casa é um fator de grande importância no desempenho energético de um imóvel. Caso esteja na fase de adquirir uma habitação, e se for possível, escolha uma zona bem arejada, com pouco trânsito e com áreas verdes circundantes.

    Aquele pormenor sobre a orientação da casa que tantas vezes vemos nos anúncios, é afinal, bastante útil. Sabia que uma casa virada para sul necessita de menos aquecimento no inverno? Escolha o lado norte da habitação para as áreas destinadas à casa de banho ou arrumos.

    Já um imóvel com orientação a norte, terá grandes perdas térmicas através dos vidros durante o inverno e maior tendência a acumular humidade.

    Deixe entrar o sol…

    A luz natural é gratuita e não prejudica o ambiente. Use a luz artificial apenas quando não for possível utilizar a luz natural da sua habitação e opte por lâmpadas de baixo consumo ou led. Optar por iluminação localizada é mais uma das formas de tornar a sua casa sustentável.

    E deixe entrar o ar…

    Se pretende que a sua casa seja mais saudável e sustentável, use e abuse da ventilação natural. Antes de sair de casa deixe as janelas abertas, mesmo na altura em que o tempo é mais frio. Desta forma, estará a afastar a humidade.

    Prefira eletrodomésticos de Classe A

    Não tem de o fazer logo de uma vez, a não ser que esteja a equipar do zero o imóvel. Quando equipar a sua casa, opte por aparelhos energeticamente eficientes: os melhores são aqueles com a designação A. É verdade que vai despender mais dinheiro na sua compra, mas começa a poupar desde o primeiro dia em que os utiliza: o desempenho do equipamento é melhor e os consumos muito menores.

    Isolamento: Torne a sua casa sustentável

    Uma das principais características de uma casa sustentável é o facto de ter um bom isolamento. Como o pode conseguir? Usando caixilharias com corte térmico, que permitem uma redução da transmissão térmica entre 40% a 60%. Os vidros duplos serão bons aliados, não só a bloquear o ruído exterior como a evitarem a perda de calor.

    As caixilharias que utilizar devem possuir grelhas de ventilação para facilitar a renovação do ar. A circulação do ar dentro dos edifícios é uma das medidas fundamentais para manter as condições de salubridade de um imóvel.

    Pinte em tons claros

    Escolher a cor da sua casa não é só uma questão estética, mas também de conforto térmico. Uma fachada branca pode absorver até 25% do calor do sol, mas se for pintada num tom mais escuro pode absorver até 90%. Escolha tintas mais claras e obtenha a máxima eficiência energética no seu imóvel.

    Escolha os melhores ajudantes

    Invista em mecanismos de poupança de água, como os autoclismos de dispositivos de dupla descarga. Existem ainda soluções que permitem aproveitar a água que usa no lavatório para a sanita. Poupa o ambiente e ainda verá uma redução significativa na fatura da água.

    Repense os seus comportamentos

    Muitas das mudanças que podem tornar a sua casa sustentável não dependem necessariamente de investimentos, dependem sobretudo de uma mudança de comportamentos.

    Leia ainda: Em casa com a UCI: Como ser mais sustentável.

    Agora que sabe como dar os primeiros passos para uma casa mais sustentável, veja também como pode melhorar os seus hábitos de sustentabilidade com a nossa checklist para uma casa sustentável, para que possa repensar cada divisão da casa de forma a reduzir o consumo de recursos e a geração de resíduos.

    Os artigos de Blog da UCI tratam de temas atuais que pretendem ser úteis aos nossos leitores. No entanto, é possível que alguns dos artigos mais antigos possam conter informações desatualizadas. Por isso, aconselhamos que verifique sempre a data de publicação do artigo.