• Linha Direta
  • UCI
  • 213 002 042 | 932 442 604
  • Crédito habitação

    Crédito construção: Saiba tudo!

    02 mar 2021
    Tempo de leitura: 6 Minutos
    ESCRITO POR UCI
    Crédito construção? Saiba tudo!

    Encontrar a nossa casa de sonho nem sempre é um processo fácil. Com o crédito construção da UCI, pode construí-la à sua medida!

    Quem está ou já esteve neste processo sabe muito bem o que é visitar dezenas de casas e não encontrar aquela casa! A casa onde se vê a construir família, a passar momentos de alegria, enfim..., a casa dos seus sonhos.

    Felizmente existem outras soluções que lhe permitem ter a casa que sempre desejou, como o crédito construção. Afinal de contas, quem nunca sonhou construir a casa dos seus sonhos?

    Mas quais são as diferenças entre um crédito construção e o crédito habitação? E além disso, para que possa tomar uma decisão informada, tem noção daquilo que implica construir casa? Se não tem, este artigo vai ajudar a tornar mais claro todo este processo.

    Comece pelo crédito construção

    Ter uma casa personalizada ao seu gosto é uma sensação única e pode recorrer ao crédito construção para consegui-lo. E se pensa que vai sair mais caro do que comprar uma casa já existente, vai ter uma surpresa, porque fazer um crédito construção pode até ficar mais barato.

    Algo que deve ter em mente é que se precisa de crédito construção para avançar com este projeto deve tratar logo dessa questão inicialmente, porque é fundamental que tenha o seu pedido viabilizado antes de avançar com outros compromissos e diligências pois, caso contrário, poderá estar a assumir compromissos e depois, se o crédito construção não for aprovado, não ter o capital necessário para seguir em frente.

    É também importante que perceba que o crédito construção é diferente do crédito habitação. O crédito construção vai sendo entregue por tranches, que acompanham as diferentes etapas da construção da casa. Mas antes de construir casa, há vários requisitos que necessita cumprir para poder ter o seu crédito construção aprovado. Fique a saber quais.

    Ter um terreno

    Sem ovos não há omeletes e sem terreno não há crédito para construção. O primeiro requisito de todos é ser proprietário de um terreno e não de um qualquer.

    Para o crédito construção ser aprovado tem de se avaliar a viabilidade para construção do terreno, garantindo que não tem lençóis de água ou declives nas proximidades, e realizar outros estudos geológicos que comprovem que será possível realizar uma construção estável e segura.

    É aqui que começa o conforto da casa que sonha construir. Tem um terreno em condições de excelência? Ótimo! Já é meio caminho andado para começar o seu crédito construção.

    É importante também que o terreno esteja inserido numa zona autorizada para construção, com proximidade a linhas de eletricidade e saneamento básico. Se não for esse o caso, tenha então em conta que construir uma casa nesse terreno implicará mais custos.

    É também necessário que o terreno tenha um projeto de construção aprovado. Se vai comprar um terreno, garantir que esse terreno já tem viabilidade para construção e um projeto aprovado pode facilitar-lhe muito a vida e garantir que pode avançar mais rapidamente.

    Caso já tenha um terreno, mas essas questões ainda não estejam tratadas, o melhor é arregaçar as mangas o quanto antes.

    Se precisar de tratar do projeto tenha em conta que tem de cumprir as normas em vigor no município em que o terreno se localiza. O melhor conselho que lhe podemos dar quanto a essa questão é que procure um arquiteto com experiência em trabalhar com esse município, para garantir que está a par de todos os requisitos que tem de cumprir, uma vez que as normas de construção variam consoante o município.

    Se vai comprar um terreno lembre-se dos impostos. Há o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), que é liquidado no dia da escritura. A partir daqui, e do momento em que se torna proprietário de um terreno, ficará sujeito ao conhecido IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) liquidado anualmente.

    Documentação

    Para além da documentação normalmente necessária para um crédito habitação, existe documentação específica para quem pretende crédito construção, nomeadamente:

    • Escritura de Compra e Venda do Terreno;
    • Projeto de arquitetura aprovado pela Câmara Municipal;
    • Contrato, orçamento e calendário de obras do construtor;
    • Alvará de construção e comprovativos de pagamento da Câmara Municipal.

    Projetos de construção chave na mão

    Construir uma casa de raiz totalmente personalizada pode ser muito apelativo, mas é também muito trabalhoso, e nem todas as pessoas estão disponíveis para a entrega que isso implica.

    Mas há uma solução que lhe permite construir uma casa de raiz, sem ter de decidir todos os pequenos detalhes, conseguindo assim ganhar tempo. São os chamados projetos chave na mão e para esses casos há 3 decisões fundamentais que tem de tomar:

    • Escolher um terreno no qual pretenda construir casa;
    • Escolher o tipo de construção;
    • Escolher o projeto de arquitetura que mais gosta.

    A partir desse momento a empresa detentora do projeto, fica responsável por todos os processos, logística e execução da obra. E mesmo neste tipo de empreendimento, há um nível alto de personalização de espaços e acabamentos.

    Com este tipo de projeto, é a empresa que fica responsável pelas licenças e burocracias que ninguém gosta de tratar. Assim terá uma casa ajustada às suas necessidades, com algumas personalizações, mas sem todo o trabalho que dá para criar uma casa de raiz, podendo aproveitar esse tempo para aprovar o seu crédito construção.

    Apostar numa boa construtora é fundamental para aprovar o crédito construção

    A diferença entre uma obra bem ou mal sucedida, depende muitas vezes da escolha da construtora.

    Antes de mais, é importante que seja uma construtora que costume trabalhar com a sua Câmara Municipal para garantir que o processo de licenciamento decorre sem problemas.

    Para além disso, deve procurar recolher o máximo de informação sobre a empresa: visitar outras obras, pesquisar referências e até confirmar qual a situação financeira, evitando assim envolver-se com uma construtora que lhe pode criar problemas mais à frente.

    Se vai recorrer a crédito construção, a entidade que lhe vai conceder o empréstimo vai querer ter uma palavra a dizer sobre a construtora escolhida, pelo que é fundamental, para garantir a aprovação do seu pedido de crédito, que tenha para apresentar uma empresa idónea e capaz de cumprir com os prazos e requisitos exigidos.

    Questões práticas a considerar antes de avançar com a construção

    Antes de avançar com o crédito para construção e todo o processo que implica construir casa, há algumas questões práticas que é importante considerar.

    A primeira das quais é se está disponível para esperar o tempo necessário até que a construção esteja feita.

    Construir casa não é um processo imediato e perceba que quando a construtora lhe diz que a obra estará concluída no espaço de um ano, esse tempo só começa a contar a partir do momento em que o projeto e licenciamentos estão aprovados, e só para ter essas questões concluídas poderá ter de esperar mais de nove meses. Isto sem contar com os habituais atrasos que as obras sofrem. Portanto, considere uma boa margem de tempo e avalie bem se essa questão é problemática para si.

    Outro assunto associado à questão do tempo é: onde vai ficar enquanto não terminarem as obras?

    Se precisa do dinheiro da venda da casa atual para a entrada e para comprar o terreno, tem mesmo de ter um plano bem pensado.

    Arrendar pode ser uma opção, mas não se esqueça que se pedir crédito construção estará a pagá-lo ao mesmo tempo, o que pode não ser financeiramente viável.

    Leia ainda: Empréstimo habitação ou arrendar casa: qual a melhor escolha?

    O sonho de construir casa começa agora

    Se precisar de informações adicionais, seja sobre crédito construção ou sobre crédito habitação, temos todo o gosto em ajudá-lo a esclarecer cada uma das suas dúvidas, mas antes da burocracia, já imaginou o que realmente quer?

    Construir casa é ver nascer um sonho e, mesmo com a burocracia necessária para concretizar esse projeto, a felicidade de conseguir uma moradia ajustada às suas necessidades vai fazer tudo valer a pena. Deixe o seu sonho ganhar forma fora do papel com um crédito construção e seja feliz.

    Os artigos de Blog da UCI tratam de temas atuais que pretendem ser úteis aos nossos leitores. No entanto, é possível que alguns dos artigos mais antigos possam conter informações desatualizadas. Por isso, aconselhamos que verifique sempre a data de publicação do artigo.