• Linha Direta
  • UCI
  • 213 002 042 | 932 442 604
  • Crédito habitação

    Crédito habitação aquisição e obras: como poupar energia?

    09 fev 2023
    Tempo de leitura: 6 Minutos
    ESCRITO POR UCI
    Crédito habitação aquisição e obras: como poupar energia?

    Vai comprar casa? Se sim, então, opte por uma com elevada eficiência energética.

    Se isso não for possível porque vai comprar um imóvel usado e já com alguns anos, há certamente alguns ajustes que pode implementar para melhorar a sua eficiência energética e os gastos com energia. Saiba então como pode poupar energia, a sua carteira e o planeta com o crédito habitação aquisição e obras.

    Atualmente, com a fatura da eletricidade e do gás a aumentar, é cada vez mais importante poupar energia em casa. Assim, existem alguns pormenores a que deve estar atento se vai comprar uma casa e quais são as remodelações que deve considerar se quer melhorar a eficiência energética do seu imóvel. Para o ajudar a poupar todos os meses, consultámos o “ Energia para poupar – manual prático sobre a eficiência energética ”, da Adene – Agência para a Energia. Se procura uma solução de empréstimo habitação para aquisição do imóvel e para realizar as obras de melhoria, saiba que a UCI tem a solução.

    Conheça, então, as nossas dicas.

    Vai comprar uma casa usada?

    “Quem casa quer casa”, diz o ditado popular. Com efeito, é nessa fase da vida que estão muitas pessoas que vão comprar a primeira casa.

    A maior oferta de imóveis usados e os preços mais baixos, fazem com que a maioria das pessoas acabe por comprar uma casa usada e, geralmente com alguns anos. Se este é o seu caso e se uma das suas prioridades é que a sua nova casa seja sustentável e tenha uma elevada eficiência energética, saiba que existem soluções de crédito habitação aquisição e obras, que o vão ajudar a valorizar o seu imóvel. Afinal, as obras de melhoria, além de proporcionarem mais conforto vão ajudar também a poupar na fatura da eletricidade e do gás e, seguramente, vão valorizar o seu imóvel.

    Leia ainda: Casa nova ou usada: qual a melhor opção?

    Crédito habitação aquisição e obras para melhorar a eficiência energética: quanto pode poupar

    A realização de obras para melhorar um imóvel usado pode ter vários objetivos. Além das questões estéticas e funcionais da casa esta é uma ótima oportunidade para melhorar a sua eficiência energética e poupar energia. A boa notícia é que existem soluções de crédito habitação aquisição e obras que lhe permitem concretizar os seus projetos de renovação e melhorar a eficiência energética. Assim, há alguns fatores que deve ter em conta se vai comprar casa e vai realizar obras de renovação que também representem ganhos no consumo de energia.

    1. Janelas e caixilhos 

    As janelas são, então, um dos elementos mais vulneráveis dos edifícios. Com efeito, no inverno, as perdas de calor podem representar 30% das necessidades de aquecimento. Assim, a instalação de janelas eficientes deve ser uma prioridade, pois tem inúmeras vantagens:

    • Assegura maior conforto térmico e acústico;
    • Diminui infiltrações de ar e de água;
    • Reduz a fatura da energia;
    • Valoriza o imóvel.

    O que privilegiar?

    O vidro duplo e o material da caixilharia (alumínio, PVC ou madeira) devem minimizar as trocas térmicas entre o interior e o exterior. Além disso, é preciso considerar o tipo de abertura das janelas, que é bastante relevante na forma como permite a circulação do ar.

    Poupança de energia: até 209 euros

    Uma casa com cinco janelas deslizantes, de alumínio, sem corte térmico, com vidro simples e uma área envidraçada de 9 m2 tem um consumo anual estimado de 325 euros associado à climatização. Após a instalação de janelas eficientes, de abertura oscilobatente, com corte térmico e vidro duplo, terá um consumo anual estimado de 116 euros. Em suma, esta modificação permite uma redução anual de até 209 euros.

    2. Isolamento térmico

    A data de construção da sua futura casa é anterior a 1990? Então, é provável que não tenha isolamento térmico. Este é um dos parâmetros mais importantes no cálculo da eficiência energética de uma habitação, pois é determinante para evitar as perdas de calor, na estação fria, e o sobreaquecimento, na estação quente. O isolamento térmico pode ser aplicado em paredes, pavimentos e coberturas, apresentando muitas vantagens, a saber:

    • Melhora o conforto térmico;
    • Reduz a fatura da energia;
    • Aumenta a durabilidade da casa.

    O que privilegiar?

    Se vai fazer obras, escolha materiais de construção em paredes, coberturas ou pavimentos como:

    • O aglomerado de cortiça;
    • A espuma de poliuretano;
    • A lã de rocha;
    • A lã de vidro;
    • Os poliestirenos expandidos e extrudidos.

    Poupança de energia: 50% das perdas térmicas

    A aplicação de isolamento térmico nas paredes, fachadas e coberturas permite, reduzir em 50% as perdas térmicas. Melhora, dessa forma, o conforto térmico e poupa energia.

    3. Sistema solar térmico

    Sabia que a produção de água quente representa 24% do consumo energético?

    A instalação de um sistema solar térmico pode reduzir até 70% deste gasto.

    Trata-se de um sistema que utiliza a energia do sol para a produção de água quente para utilização doméstica na casa de banho e na cozinha, por exemplo.

    A utilização deste sistema, tem dois grandes benefícios:

    • Reduz o valor da fatura de energia;
    • É 100% sustentável, pois recorre a uma fonte de energia renovável e inesgotável.

    Todavia, também é importante ponderar as suas desvantagens. A instalação de um sistema solar térmico tem um custo médio de 2.500 euros, mas a poupança alcançada permite uma amortização do investimento num período entre sete a doze anos, consoante a energia de apoio, o tipo de instalação e o fim a que se destina.

    O que privilegiar?

    Existem dois tipos de sistemas disponíveis no mercado: circulação natural e forçada. O primeiro é mais simples de instalar, mas é mais limitado relativamente a produtividade solar e à capacidade de armazenamento. No entanto, antes de tomar uma decisão, aconselhamos que procure apoio técnico especializado para o auxiliar ao longo do processo e para garantir a escolha da solução mais adequada.

    Poupança de energia: cerca de 350 euros

    O custo anual médio de gás natural é de 600 euros para o aquecimento das águas de uma família de quatro pessoas. A instalação de um sistema solar térmico permitiria poupar, em média, 350 euros por ano em gás natural. Desse modo, o investimento seria amortizado em sete/oito anos. Esta deve ser uma opção a não descurar.

    Crédito habitação aquisição e obras: quais as vantagens?

    Se vai comprar casa e realizar obras de melhoria, o crédito habitação aquisição e obras apresenta várias vantagens:

    1. Um empréstimo para a habitação e para obras com uma única taxa de juro:

    A solução de crédito habitação aquisição e obras da UCI oferece-lhe a mesma taxa de juro no crédito para a aquisição e no valor das obras o que representa uma poupança, já que normalmente, o crédito para obras apresenta uma taxa de juro mais elevada do que o empréstimo habitação.

    2. Financiamento de acordo com a valorização da casa

    Outra das vantagens do crédito habitação aquisição e obras UCI é que o montante de empréstimo é concedido em função do valor do imóvel após as obras e não em função do valor atual do imóvel.

    3. Capital libertado em tranches

    No crédito habitação aquisição e obras o capital é libertado em tranches, acompanhando as fases e o desenvolvimento da obra. O que faz com que a prestação seja calculada em função do capital libertado e não pela totalidade do crédito.

    Crédito habitação aquisição e obras: o futuro nunca foi tão Green

    Se vai comprar uma casa usada e fazer obras para a tornar mais ecológica a UCI disponibiliza-lhe soluções Vive Green, que oferecem condições mais vantajosas no empréstimo habitação. Quer saber mais? Contacte-nos!

    Os artigos de Blog da UCI tratam de temas atuais que pretendem ser úteis aos nossos leitores. No entanto, é possível que alguns dos artigos mais antigos possam conter informações desatualizadas. Por isso, aconselhamos que verifique sempre a data de publicação do artigo.

    Artigos relacionados

    Empréstimo para construção: Tudo o que deve saber!
    Crédito habitação

    Empréstimo para construção: Tudo o que deve saber!

    Para tornar o sonho de uma casa à sua medida uma realidade, um dos primeiros passos que deve tomar é solicitar um empréstimo para construção.

    Guia completo - Passo 3: Vou comprar casa!
    Crédito habitação

    Guia completo - Passo 3: Vou comprar casa!

    Vai comprar casa? Da proposta à escritura pública, perceba como conduzir todo o processo e concluir o negócio com sucesso.

    Subida da Euribor: Como enfrentar?
    Finanças

    Subida da Euribor: Como enfrentar?

    A prestação do crédito à habitação continua a crescer, aliás, repetem-se notícias de que o Banco Central Europeu (BCE) voltou a aumentar as taxas de juro. Por isso, apesar de estarem a subir a um ritmo mais lento, ainda não há um fim à vista para as subidas da Euribor.