• Linha Direta
  • UCI
  • 213 002 042 | 932 442 604
  • Crédito habitação

    Crédito para reconstrução de casas antigas: O que deve saber?

    27 set 2021
    Tempo de leitura: 4 Minutos
    ESCRITO POR UCI
    Crédito para reconstrução de casas antigas: O que deve saber?

    Está a pensar pedir um crédito para reconstrução de casas antigas? Nós explicamos-lhe tudo o que deve saber, tim tim por tim tim!

    Comprar uma casa nova não está ao alcance de todos. Mas e se comprar uma casa a precisar de obras e pedir um crédito habitação para remodelar a casa?

    Não é novidade: comprar um imóvel novo nas principais cidades portuguesas não está ao alcance de todas as famílias. Mas não desista já, a solução poderá passar por comprar uma casa para recuperar e pedir um crédito para reconstrução de casas antigas. Sim, vai dar mais trabalho, mas sabia que também poderá ficar mais barato? Veja como.

    Comprar uma casa antiga? Vantagens e desvantagens

    Muitas vezes quando se pensa numa casa ideal pensa-se numa casa nova, pronta a estrear e feita à medida dos nossos sonhos. Mas essa é uma realidade que financeiramente não está ao alcance de todos. O que não é um problema, porque há outras formas de poder ter a casa que sempre desejou, sem ter de ser nova, e uma delas é comprar uma casa antiga.

    Uma casa antiga? Mas que vantagens pode haver em comprar uma casa para recuperar? 

    1. Terá uma casa com personalidade, diferente de todas as outras, com traços específicos da época de construção que poderá conservar para aumentar o charme da sua casa.
    2. Permite-lhe morar em zonas mais tradicionais das cidades, ou no campo, onde este tipo de casa é o mais comum, permitindo-lhe usufruir mais do ambiente e cultura específico do local.
    3. O preço de aquisição será mais acessível.

    Mas também há desvantagens, claro.

    1. O nível de conforto destas casas nem sempre é o ideal.
    2. Muitas vezes os antigos proprietários deixam marcas da sua presença na casa, pelo que o aspeto desta pode não refletir o seu gosto.
    3. Por terem sido habitadas anteriormente, estas casas apresentam muitas vezes marcas de desgaste.
    4. A classificação energética destas casas é geralmente mais baixa, uma vez que foram construídas em alturas em que essa questão não era considerada tão importante, o que terá um impacto no consumo de energia.

    Leia ainda: O que é o certificado energético e como obter?

    Felizmente, as desvantagens que podem existir ao adquirir uma casa antiga podem ser resolvidas com a sua remodelação, com a vantagem acrescida de isso contribuir para uma valorização do imóvel, permitindo que o investimento feito seja recuperado se um dia decidir vender a casa.

    Existem soluções de crédito para reconstrução de casas antigas?

    Se vai comprar uma casa para recuperar ou a precisar de obras existem soluções de crédito para reconstrução de casas antigas que permitem financiar a compra da casa e as obras necessárias.

    No caso da UCI, essa opção apresenta várias vantagens porque possibilita o financiamento do capital necessário para as obras com a mesma taxa de juro que se aplica ao crédito para a aquisição da habitação, o que significa ter uma taxa de juro mais baixa do que aquela que normalmente é aplicada a um crédito para obras.

    Além disso, ao optar pelo crédito para reconstrução de casas antigas, a avaliação do imóvel é feita tendo em conta a valorização que resultará das obras, o que em muitos casos poderá permitir financiar a totalidade das obras a realizar.

    Se optar por um crédito para reconstrução de casas antigas tenha em conta que o financiamento para a compra do imóvel é libertado no momento da transação, mas o valor para as obras será libertado por fases (ou tranches), e mediante a realização de vistorias em cada fase.

    No caso da UCI, uma vantagem das soluções de financiamento para aquisição e obras é que a prestação do empréstimo é calculada em função do valor do capital libertado, ou seja, não paga desde o início a prestação sobre todo o dinheiro necessário para as obras, mas apenas sobre o capital que foi libertado.

    Vai fazer obras? Aproveite e reduza as faturas da luz.

    Qual é a relação entre fazer obras e reduzir o consumo de energia?

    Se as obras que realizar contemplarem a melhoria da eficiência energética da casa, então isso poderá permitir uma poupança com a energia e, consequentemente, reduzir o impacto ambiental e valorizar o imóvel.

    Entre o tipo de obras que poderá realizar para transformar uma casa antiga numa habitação mais sustentável, está:

    • Instalação de painéis solares;
    • Aplicação de isolamento térmico nas paredes, pavimentos e coberturas;
    • Substituição de janelas, sendo fundamental investir em caixilharia em PVC e em vidros duplos, que permitem manter a temperatura interior da casa.

    Leia ainda: Como tornar a sua casa sustentável?

    Portanto, aquilo que pode parecer uma preocupação adicional para quem já tem tanto em que pensar com a realização de obras, é na verdade uma decisão estratégica que pode beneficiar bastante a sua vida a médio e a longo prazo.

    Uma casa antiga não é uma casa velha, é uma casa com história 

    Morar numa casa com pormenores que recordam o passado e a tornam única é um privilégio.

    É claro que comprar uma casa nova também é bom, mas recuperar uma casa antiga, respeitando os traços originais, melhorando o conforto e a qualidade de vida, é uma experiência muito especial e que pode sair bem mais em conta, como vimos neste artigo.

    Do que está à espera para pedir um crédito para reconstrução de casas antigas? Fale connosco!

    Os artigos de Blog da UCI tratam de temas atuais que pretendem ser úteis aos nossos leitores. No entanto, é possível que alguns dos artigos mais antigos possam conter informações desatualizadas. Por isso, aconselhamos que verifique sempre a data de publicação do artigo.