Aviso Juntos em Segurança. Novas medidas de segurança UCI no atendimento a clientes.
Precisa de ajuda?
Nós ligamos
Está no caminho certo para comprar a sua nova casa. Escolha o Crédito Habitação UCI

O que deve ter em conta ao comprar casa?

16 de março de 2022
Conselhos de EspecialistasArtigo
Voltar / gostam deste artigo 19
O que deve ter em conta ao comprar casa?

Sabe o que deve ter em conta ao comprar casa? Siga os 7 conselhos que Daniel Henriques da Remax tem para lhe dar.

Decidir que quer comprar casa é o primeiro passo para fazê-lo, mas não é o único. E há um conjunto de cuidados que deve ter para garantir que todo o processo corre da melhor forma. Por isso mesmo pedimos a Daniel Henriques da RE/MAX SIIMGROUP para partilhar alguns conselhos para que consiga avançar com a compra da casa onde vai começar o próximo capítulo da sua vida.

Se vai comprar casa tome nota destes 7 conselhos do especialista em vender casas Daniel Henriques:

1. Saiba quanto pretende investir para comprar casa

Se pretende fazer um crédito habitação deve preparar-se com o máximo de informação possível antes de avançar para a escolha do imóvel. Caso contrário, poderá criar expectativas que sairão defraudadas em relação a um imóvel, por não estar preparado para avançar em tempo útil.

Aconselhe-se com um consultor financeiro qualificado que defenda os seus interesses na negociação de um crédito habitação. Acredite que sendo uma área tão especifica, sujeita a atualizações constantes, com tanta competitividade e oferta, a experiência trará sempre mais-valias para a sua compra.

2. Perceba como é a sua casa ideal

Defina o que quer para a sua casa: os critérios prioritários e os que está disposto a abdicar. Não haverá uma casa ideal, haverá sim a que mais se ajusta às suas necessidades. Crie uma linha condutora que o guie neste caminho:

  • Localização;
  • Preço;  
  • Piso;
  • Comodidades (garagem,  elevador, piso elevado ou térreo,  luminosidade,  espaço exterior, o estado…).

Sobretudo questione o motivo por que está a mudar de casa. É nesta resposta que vai encontrar a casa ideal. Ideal para si. O papel de um mediador imobiliário é adaptar-se às suas necessidades e conseguir as respostas no mercado para o que precisa.

3. Prepare-se para ir ao mercado

O mercado está muito dinâmico e é importante qualificar-se como comprador. Ter o processo financeiro pronto para que, quando encontrar a casa ideal tudo seja rápido, é meio caminho andado para o sucesso na compra de casa. Caso contrário, corre o risco de encontrar a casa e perder a oportunidade pela demora em saber se tem condições para se comprometer com a compra. 

4. Escolha as casas que mais lhe agradam, agende visitas e seja rápido na resposta

É muito importante que seja ágil nas marcações de visitas e célere na decisão. As boas oportunidades saem do mercado muito rápido. 

5. Solicite toda a documentação

Antes de avançar com o processo de compra de casa peça a seguinte documentação:

  • Caderneta predial;
  • Certidão de teor;
  • Licença de utilização;  
  • Certificado energético;  
  • Planta;
  • E se possível, as últimas atas de condomínio (para saber qual a situação atual: se tem fundo de reserva, se tem obras previstas, qual a despesa mensal).

Existem em todas estas informações fatores determinantes para a validação do valor de mercado.

6. Delegue a análise da documentação num departamento jurídico qualificado

Existem muitas questões jurídicas, registais e documentais que requerem a análise de um especialista que domine a matéria, para evitar mal-entendidos. Nesta fase é essencial que trabalhe com alguém qualificado. 

7. Confirme se recebe tudo o que lhe compete no momento da escritura 

Na escritura deverá receber:

  • O original da escritura;
  • O certificado energético em papel;
  • Todas as chaves do imóvel e, se houver licença de habitação, peça para ficar com o original (poderá vir a ser necessário no futuro).

É conveniente que o proprietário apresente uma declaração de não dívida ao condomínio (apesar deste ser responsável por todas as despesas até à data). Aconselho a contactar as finanças da área do imóvel no prazo máximo de um mês, para que, caso este não esteja ainda registado no seu nome, o façam. Deve receber o novo registo na conservatória por email ao fim de aproximadamente um mês, caso não o tenha recebido contacte o cartório onde fez a escritura para garantir que lhe enviam o documento.

Siga os conselhos do Daniel Henriques e verá que será mais fácil comprar uma casa que corresponda às suas expetativas e necessidades, sem perder tempo no processo e fazendo tudo de forma correta.

 

Conselhos do especialista:

Daniel Henriques - Remax

Daniel Henriques

Com um passado ligado à indústria metalomecânica, conseguiu em quatro anos transformar-se num exemplo de sucesso na mediação imobiliária e com a sua parceria com Diogo Lampreia vencer o 1º lugar no TOP 100 Agentes do Mundo 2021 da RE/MAX. Um percurso que encaixa na perfeição no seu lema “tudo é considerado impossível até acontecer” e que o torna num excelente conselheiro quando o tema é comprar casa.

Consultor Imobiliário
D&D Group (RE/MAX SIIMGROUP)
Tel: +351 914 926 267 / E-mail: dhenriques@remax.pt

Artigos Relacionados
Soluções UCI
Vantagens
Simuladores de Crédito
Informação Útil
Institucional
Clientes
Grupo UCI
Área de <b>Clientes</b>
Vantagem Traz um Amigo Quem tem um amigo tem tudo!

Até vantagens no Crédito Habitação. Ao recomendar o Crédito Habitação UCI ganha e os seus amigos ganham também.
Precisa de ajuda?
Preencha com os seus dados que nós ligamos
Nome*
 
E-mail*
   
Telefone*
   
Quero ser contactado*
 
Assunto*
 
Mensagem
* campos obrigatórios