Descubra com a Checklist Crédito Habitação da UCI a documentação essencial para pedir o seu empréstimo habitação!
Qual a semelhança entre pedir um crédito habitação para comprar casa e uma ida ao supermercado?
A resposta é simples! Em ambos os casos, queremos ser eficazes e céleres no processo e a solução passa por fazer uma lista de tudo o que vamos precisar. E neste caso, nem sequer terá de se preocupar em fazer a lista, isto porque já temos uma checklist crédito habitação pronta a utilizar, para que se possa organizar e juntar todos os documentos de que vai precisar, sem perder tempo a recolher informação que não é necessária, ou a ter de arranjar, à última da hora, um documento que está em falta.
Preparado para fazer check na lista que o vai levar à sua nova casa?
Para quem gosta de fazer listas, seja para mobilar a casa ou para fazer a mala de viagem para as próximas férias, este é o artigo ideal.
Prepare o seu bloco de notas digital e comece a juntar os documentos que precisa para submeter o crédito habitação de forma simples.
Um processo de crédito habitação envolve alguma documentação, que servirá vários propósitos, nomeadamente:
- Confirmar a sua identidade;
- Permitir avaliar a sua capacidade financeira e perfil de risco;
- Verificar se o imóvel pretendido apresenta as condições para poder ser transacionado e ser utilizado como garantia do empréstimo.
Comece por 2 documentos fundamentais:
- Documento de identificação válido;
- Cartão de contribuinte.
Se já tem cartão de cidadão (e não bilhete de identidade), então pode fazer um 2 em 1 na sua checklist. Pelo sim, pelo não, confirme que o seu cartão de cidadão está longe de expirar. Não queremos que seja esse pormenor a atrasar o seu pedido de crédito habitação.
Continuando a sua checklist de crédito habitação, passamos agora à fase da documentação para avaliar a sua capacidade financeira, o que permitirá determinar se o banco concede o empréstimo necessário para a sua nova casa, conhecer a possível prestação e o prazo do empréstimo habitação.
Para começar, terá de apresentar documentos relativos à sua situação profissional, especificamente:
- Os 3 últimos recibos de vencimento;
- Declaração da entidade patronal a comprovar vínculo contratual e antiguidade na empresa.
Serão também necessários documentos relativos às suas finanças pessoais:
- O extrato bancário dos últimos 3 meses (ou até 6, dependendo dos casos);
- A última declaração de IRS, bem como a nota de liquidação (ambos facilmente adquiridos no portal das finanças).
Mesmo que não seja daquelas pessoas que tem tudo sempre organizado em pastas físicas ou digitais, alguns dos documentos são de fácil acesso através do seu home banking e do portal das finanças, pelo que não precisará de muito tempo para obtê-los.
O objetivo é confirmar o seu nível de rendimentos para certificar que estará em condições de assegurar os compromissos que irá assumir com o crédito habitação.
Até agora, todos os documentos para o seu crédito habitação podem ser organizados enquanto ainda procura casa. Depois de encontrar a casa dos seus sonhos, vai ficar a apenas mais uns documentos de distância.
Primeiro, necessitará da Certidão de Teor do Imóvel (facilmente obtida no Conservatória do Registo Predial).
A Certidão de Teor é uma espécie de bilhete de identidade do imóvel, permitindo confirmar o histórico da casa que quer comprar e se o proprietário é, de facto, a pessoa que lhe apresentou a casa.
Necessita também:
- Caderneta Predial;
- Licença de Utilização;
- Ficha Técnica da Habitação;
- Certificado Energético e da Qualidade do Ar Interior.
É aqui que as coisas se podem complicar, pois poderá não saber onde encontrar todos estes documentos. Mas não se preocupe, nós ajudamos, pois no caso da UCI terá um especialista que o vai acompanhar em todo o processo do crédito habitação de forma a assegurar que todos os requisitos são cumpridos. Tudo para que saiba tudo sobre o seu Crédito Habitação e possa avançar com a compra da sua casa o mais rapidamente possível.
Tendo em conta a sua situação profissional, há ainda outros documentos que podem ser necessários durante a aprovação do crédito habitação. Estes documentos são:
- A escritura de constituição de Sociedade ou início de atividade (exclusivamente para trabalhadores por conta própria ou independentes);
- Os 3 últimos comprovativos das responsabilidades de crédito (caso existam);
- Sentença judicial de divórcio e acordo de regulação de poder paternal (para divorciados);
- Comprovativo de aplicação de capitais próprios na aquisição do imóvel;
- Comprovativo de outros rendimentos (caso existam).
Consulte por isso a checklist crédito habitação que criámos para simplificar este processo, que lhe permitirá ter uma noção de toda a documentação que vai precisar para ver o seu crédito habitação aprovado. E lembre-se que o crédito habitação não precisa de ser complicado.
Porque sabemos que nem sempre é fácil ter tempo no seu dia para tratar das várias etapas do processo de crédito habitação e que pode precisar de ajuda a identificar os documentos necessários, uma equipa de especialistas em crédito habitação da UCI estará disponível para acompanhar todo o processo e assegurará um atendimento personalizado com horários alargados. Para que tenha a ajuda que precisa, no momento em que mais precisa. Por isso, para dar o primeiro passo só tem de começar pelo seu Pedido de Empréstimo.