Aviso Juntos em Segurança. Novas medidas de segurança UCI no atendimento a clientes.
Precisa de ajuda?
Nós ligamos
Está no caminho certo para comprar a sua nova casa. Escolha o Crédito Habitação UCI

Casa nova ou usada: qual a melhor opção?

09 de agosto de 2022
Atualidade Crédito HabitaçãoArtigo
Voltar / gostam deste artigo 7
Casa nova ou usada: qual a melhor opção?

Escolher entre uma casa nova ou usada, é uma das primeiras questões que vai seguramente enfrentar. Embora não haja uma resposta fechada para esta questão, existem vários fatores, vantagens e desvantagens que pode e deve analisar. Para o ajudar neste processo, preparámos este artigo para si. 

 

Como estão as vendas no mercado de habitação em Portugal?

Comece por avaliar a situação do mercado. Atualmente, a tendência quanto aos preços das habitações continua a ser de subida. Segundo dados recentes do INE, os preços das casas subiram 12,9% nos primeiros três meses de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021, tendo sido transacionados mais de 43 mil imóveis.

Em relação à escolha entre casa nova ou usada, destacam-se os seguintes dados:

  • a compra de casa nova aumentou 28,7%, em termos homólogos, para 7603 casas;
  • a aquisição de imóveis usados registou um crescimento de 25,2% em variação homóloga, tendo sido transacionadas 35 941 habitações;
  • o valor global investido por quem comprou casa nova subiu 53,4%;
  • o investimento global em casas usadas cresceu 41,8%.

A subida dos valores investidos não será alheia ao contexto atual de aumento generalizado dos preços, muito presente nos custos dos materiais e da energia. Como tal, o impacto no preço das casas novas e usadas é inevitável.

Fatores a considerar na compra de uma casa nova ou usada

Além da situação do mercado — que é importante ter em conta —, e antes de partir para a análise das vantagens e desvantagens de uma solução ou outra, é importante analisar um conjunto de fatores que serão determinantes para a sua decisão. 

Os motivos

O primeiro passo neste processo em que tem de optar entre comprar casa nova ou usada deve começar com uma reflexão sobre quais os verdadeiros motivos e necessidades que o levam a tomar esta decisão:

Assim, seja qual for a sua situação, procure ter sempre em mente os verdadeiros motivos que o levam a ponderar comprar uma casa nova ou usada.

O preço

O budget disponível é um dado incontornável na decisão de comprar uma casa nova ou usada. Embora existam muitos fatores que determinam o preço de uma habitação, há um padrão que pode ser tido em conta.

Nesse sentido, assumindo a mesma tipologia ou localização, teoricamente, uma casa nova — por ser uma construção mais recente — terá um preço mais elevado do que um imóvel usado. Por outro lado, uma casa usada pode necessitar de obras e o preço inicialmente mais baixo pode não revelar a totalidade do investimento que precisa de fazer. Aqui, tem mesmo de fazer contas.

A localização 

A localização é determinante na escolha de uma casa nova ou usada. Se, por exemplo, quer morar num centro urbano e quer ter bons acessos e estar perto de todos os serviços, então a melhor opção poderá ser comprar uma casa usada, isto porque, geralmente nos centros urbanos a oferta de habitações novas é mais escassa e os preços são substancialmente mais elevados.

Já se pretende mudar para a periferia de uma cidade e procura mais tranquilidade, poderá ser mais fácil encontrar uma casa nova, e até com dimensões maiores, a preços mais acessíveis.

A área útil

A dimensão da habitação é outro dado importante a analisar. Neste caso, quem procura uma casa com mais espaço — por exemplo, para uma família numerosa — terá maior probabilidade de encontrar um imóvel com as dimensões adequadas se for uma casa nova. Isto porque as construções mais recentes são tendencialmente maiores e dispõem de espaços como arrecadação, garagem, varandas ou mesmo jardim. 

Por outro lado, se o objetivo é comprar uma habitação mais pequena e valoriza o facto de viver em zonas mais históricas, a compra de uma casa usada é a solução mais fácil. Nesta situação, as necessidades e as preferências ditarão a escolha.

O estado de conservação do imóvel

A opção entre uma casa pronta a habitar e uma casa a precisar de obras é, de facto, outro ponto a decidir e que, obviamente, pode determinar desde logo se a opção é por uma casa nova ou usada.

Quando o objetivo é comprar uma casa moderna e pronta a habitar, a casa nova é a opção mais óbvia. Já se o objetivo é comprar um imóvel que precisa de obras de conservação para poder adaptá-lo ao seu estilo e necessidades, a solução vai recair sobre uma casa usada.

A eficiência energética

Cada vez mais, as questões de sustentabilidade e de eficiência energética são determinantes nas escolhas dos consumidores. Se esse é um critério que valoriza, então a compra de uma casa nova será, geralmente, a melhor opção.

Isto porque a construção de casas novas tem de obedecer a um conjunto de normas que visam salvaguardar a segurança e a proteção ambiental, resultando numa classificação energética mais alta. Com isso é possível, simultaneamente, poupar nos gastos mensais com energia e assegurar um menor impacto ambiental.

As casas usadas, em muitos casos, foram construídas quando outras normas estavam em vigor e, portanto, têm tendencialmente uma classificação energética mais baixa. O que implica um elevado investimento caso pretenda melhorar a eficiência energética.

Comprar uma casa nova

Depois da análise dos pontos anteriores, está mais inclinado a comprar uma casa nova? Se lhe parece que sim, consulte as vantagens e desvantagens desta opção para poder ter a certeza de que faz a escolha certa.

Vantagens de comprar uma casa nova

  • Uma casa nova é sempre um imóvel a estrear. Tudo está novo e, em princípio, moderno e a funcionar bem, proporcionando um espaço de conforto.
  • Se comprar a casa em construção, pode ainda ter a possibilidade de escolher alguns materiais e características. Assim, terá uma casa nova totalmente ao seu gosto.
  • Tratando-se de uma construção mais recente, obrigada a cumprir normas de sustentabilidade e isolamento térmico, uma casa nova acaba também por ser mais económica a médio/longo prazo. As contas de água, luz e gás são tendencialmente mais baixas. 
  • Caso os planos sejam vender o imóvel algum tempo depois, a compra de uma casa nova pode representar uma margem de lucro mais elevada. Isto porque estas casas têm um potencial de valorização maior em relação a uma casa usada.

Desvantagens de comprar uma casa nova

  • Uma das principais desvantagens de comprar uma casa nova, em vez de uma casa usada, é o custo. Para um imóvel com a mesma tipologia e localização, o preço de uma habitação nova será mais elevado.
  • Em determinadas localizações, por exemplo nos centros das cidades, a oferta para a compra de casa nova é mais escassa, o que pode limitar a sua escolha.
  • A mudança para a nova casa, se ainda estiver em construção, pode não acontecer de forma tão imediata quanto gostaria e tem de contar com possíveis atrasos no processo de mudança.

Comprar uma casa usada

Da análise que fez até aqui, a compra de uma casa usada pode ser uma hipótese a considerar? Também neste caso, enumeramos um conjunto de vantagens e desvantagens para o ajudar a decidir.

Vantagens de comprar uma casa usada

  • O preço é logo o argumento que vem à cabeça quando se elenca as vantagens de comprar uma habitação usada, em comparação com uma casa nova. O potencial de encontrar uma casa mais barata é maior.
  • A localização é também um fator geralmente a favor de uma casa usada, já que há maior oferta nos centros das cidades e está mais perto do comércio e serviços.
  • Se valoriza aspetos como as referências históricas e a arquitetura, a compra de uma casa usada pode ser mais interessante para si, porque pode permitir-lhe comprar uma casa com mais personalidade.
  • Uma casa usada permite também que possa habitá-la assim que concluir o processo de compra, o que pode não acontecer numa casa nova que ainda esteja em construção.
  • Algumas casas usadas podem ter a vantagem de incluir mobiliário, caso esta seja uma das soluções que procura. Numa casa nova, essa é uma condição que raramente existe.

Desvantagens de comprar uma casa usada

  • A necessidade de fazer algumas obras de remodelação, ainda que pequenas, para reparar danos típicos do uso e de anos de desgaste, é um possível encargo a contabilizar. Se tem dúvidas, visite a casa com um especialista para perceber que valores terá de gastar em reparações.
  • O facto de se tratar de um imóvel que já teve diversos proprietários implica ainda a necessidade de consultar registos e documentação que clarifiquem os encargos que existem sobre a casa.
  • Tendencialmente, uma casa usada terá um pior desempenho em termos de eficiência energética, o que tornará a casa menos confortável em termos térmicos, podendo ser necessário recorrer a sistemas de climatização, o que tem um impacto significativo nas faturas de energia.
  • É comum nas casas usadas estar a lidar com um proprietário que está a vender essa casa para se mudar para outra, o que pode tornar as negociações mais complexas e implicar alguns condicionantes em termos de timings.

Hora de tomar uma decisão

Chegada a hora de decidir, pode ajudar se fizer uma lista dos fatores determinantes para a sua escolha, visualizando melhor os pontos a favor e contra de cada uma das opções. Por exemplo, na lista que deixamos abaixo, as suas opções recaem mais para a coluna da casa usada ou da casa nova?

 

Casa nova

Casa usada

Orçamento menor

 

V

Estrear o espaço

V

 

Casa pronta a habitar

 

V

Mais espaço

V

 

Localização mais central

 

V

Estilo moderno

V

 

Adaptar o espaço ao seu estilo

 

V

Simplicidade do processo

V

 

Potencial de valorização

V

 

Mesmo tentando facilitar o processo de escolha, sabemos que a compra de uma habitação tem de ser sempre bem ponderada. Se tem dúvidas, consulte a equipa de especialistas da UCI, que o apoiará na compra da casa que melhor responder às suas necessidades.

Artigos Relacionados
Soluções UCI
Vantagens
Simuladores de Crédito
Informação Útil
Institucional
Clientes
Grupo UCI
Área de <b>Clientes</b>
Vantagem Traz um Amigo Quem tem um amigo tem tudo!

Até vantagens no Crédito Habitação. Ao recomendar o Crédito Habitação UCI ganha e os seus amigos ganham também.
Precisa de ajuda?
Preencha com os seus dados que nós ligamos
Nome*
 
E-mail*
   
Telefone*
   
Quero ser contactado*
 
Assunto*
 
Mensagem
* campos obrigatórios