• Linha Direta
  • UCI
  • 213 002 042 | 932 442 604
  • Crédito habitação

    Crédito habitação solteiro: Encontre a sua casa metade

    16 abr 2021
    Tempo de leitura: 4 Minutos
    ESCRITO POR UCI
     Crédito habitação solteiro: Encontre a sua casa metade

    Comprar casa não tem de ser necessariamente um projeto a dois, afinal de contas para quê esperar encontrar a pessoa certa, quando pode ter uma casa só para si?

    Tire partido do crédito habitação solteiro e divida a sua vida com a casa dos seus sonhos.

    Um dos mitos do crédito habitação é o de que não há crédito habitação solteiro, porque comprar casa sem outra pessoa é impossível. Mas a verdade é que, pode ser bem mais fácil do que parece. Claro que tudo depende do perfil de cada cliente e é importante perceber se reúne as condições necessárias para aprovar o crédito habitação.

    Há, portanto, algumas características que podem ajudar a obter o crédito habitação de que necessita para avançar com a compra da casa, mesmo que esteja a pedir o crédito habitação solteiro:

    • Ter mais de 3 anos de antiguidade no seu trabalho atual;
    • Estar efetivo;
    • Não ter dívidas no Banco de Portugal;
    • Possuir uma fonte de rendimentos estável;
    • O valor da sua renda atual ser similar ao que vai pagar de empréstimo, porque é um bom indício de que conseguirá pagar o valor da prestação.

    Leia também: Empréstimo habitação ou arrendar casa: qual a melhor escolha?

    Se reúne estas características, está no bom caminho para conseguir o seu crédito habitação solteiro, mas existem mais alguns pontos que deve ter em atenção.

    De que garantias precisa para obter um crédito habitação solteiro?

    A questão da idade é um dado importante, porque se tiver menos de 25 anos terá de ter um fiador associado ao seu pedido, isto porque, se considera que no crédito habitação solteiro com essa idade poderá não haver a estabilidade financeira e pessoal necessária para garantir o cumprimento dos pressupostos do empréstimo.

    Acima dos 25 anos não é obrigatório haver fiador, mas tudo depende do perfil de cada cliente. Quanto maior for o risco que a entidade financeira associa a um empréstimo, mais garantias serão pedidas.

    Leia ainda: Crédito Habitação sem Fiador? Sim, é possível!

    Adicionalmente poderá ser dado outro imóvel como garantia, o que pode ajudar a aprovar processos em que o perfil não é o ideal para obter o crédito habitação solteiro, reforçando a operação, mas, para tal, o imóvel deve estar livre de hipotecas e de encargos.

    Leia também: Crédito Habitação Jovem: Saiba o que é mais importante

    Para aprovar um crédito habitação solteiro, qual é a entrada e a taxa de esforço ideal?

    Começando pela questão da entrada, normalmente num processo de aquisição de habitação própria permanente, é pedido ao cliente que dê de entrada 10% a 20% do valor de aquisição do imóvel, dependendo da estabilidade profissional e do nível salarial de cada cliente.

    No caso do crédito habitação solteiro, em que a prestação será assegurada apenas por uma pessoa, é ainda mais importante que seja dado um bom valor de entrada, o que transmitirá uma mensagem de confiança à entidade financeira, e permitirá que a taxa de esforço seja menos significativa, devendo estar abaixo dos 40%, sendo que idealmente não deverá exceder os 35%.

    Leia Também: Qual é a sua taxa de esforço para crédito habitação?

    Qual a melhor Taxa de Juro para um crédito habitação solteiro?

    Não há uma resposta certa para esta questão porque cada tipo de taxa tem as suas vantagens, dependendo daquilo que é mais importante para o cliente e de quanto pode pagar de prestação. A Taxa Fixa garante uma maior segurança pois, do primeiro ao último dia do empréstimo, o cliente sabe quanto vai pagar de prestação. Mas, nem todos os clientes poderão ter condições para suportar uma prestação com Taxa Fixa, sendo as alternativas a Taxa Mista e a Variável.

    A Taxa Variável vai associar o empréstimo a um indexante, normalmente a EURIBOR, pelo que o valor da prestação vai acompanhando a evolução dessa taxa, estando sujeita às flutuações do mercado. Pelo que haverá momentos em que poderá pagar menos do que o esperado, e outros em que poderá pagar mais. A solução intermédia é a Taxa Mista, em que há um período de Taxa Fixa e outro de Taxa Variável, o que permite tirar partido das vantagens de cada uma das taxas.

    Ou seja, o importante é que perceba as diferenças entre os diferentes tipos de Taxas de Juro e decida o que é melhor para a sua situação atual.

    Por onde pode começar a tratar do crédito habitação solteiro?

    Nada melhor do que começar pelo início, ou seja, fazer uma simulação num simulador crédito habitação. O que lhe vai permitir testar cenários e perceber se conseguirá aprovar o seu pedido e que valor de crédito habitação poderá obter tendo em conta o seu perfil.

    Os artigos de Blog da UCI tratam de temas atuais que pretendem ser úteis aos nossos leitores. No entanto, é possível que alguns dos artigos mais antigos possam conter informações desatualizadas. Por isso, aconselhamos que verifique sempre a data de publicação do artigo.