Aviso Juntos em Segurança. Novas medidas de segurança UCI no atendimento a clientes.
Precisa de ajuda?
Nós ligamos
Está no caminho certo para comprar a sua nova casa. Escolha o Crédito Habitação UCI

O Crédito Habitação Passo a Passo

10 de agosto de 2020
Atualidade Crédito HabitaçãoArtigo
Voltar / gostam deste artigo 32
231882502500A.jpg

A formalização do Crédito Habitação é, sem dúvida, um dos passos essenciais na caminhada para um dos objetivos mais importantes na vida: a compra de casa. Ao longo deste percurso, é importante ser responsável e prudente! Prefira uma instituição que se adapta às suas necessidades e que o acompanha antes, durante e depois de atingir o objetivo.

Se está a pensar comprar casa com recurso a financiamento, conheça os passos que deve dar para formalizar o seu Crédito Habitação. Agora só precisa de dar o primeiro passo:

Reunião Inicial

Quando contrata um Crédito Habitação é importante começar o pedido de empréstimo por uma reunião presencial. Este é o momento certo para apresentar e explicar o seu projeto de compra de casa e ter acesso à informação sobre os produtos, as soluções e as condições financeiras. Nesta fase poderá realizar uma simulação de crédito para o seu pedido de empréstimo e conhecer a documentação que será necessária para dar início ao estudo do processo de financiamento. Por isso, esta etapa é essencial. Não só para saber se reúne as condições necessárias para obter o financiamento, mas também para perceber melhor como funciona o processo de crédito habitação, quais são as soluções que melhor se adaptam às suas necessidades, qual a taxa de juro do empréstimo, qual o impacto da prestação no seu orçamento, quais os custos iniciais, entre outros.

Durante todo o processo de financiamento é natural que surjam mais dúvidas e questões, mas esta é a fase para colocar todas as questões que são importantes para tomar uma decisão. Se decidir avançar poderá ser neste momento que assina a proposta de crédito, que permitirá dar início ao pedido de Crédito Habitação.


Estudo e Decisão da Operação

O seu projeto de compra de casa e toda a documentação solicitada serão analisados nesta fase, para lhe dar uma resposta sobre a viabilidade do seu pedido de Crédito Habitação.

Agora será analisada a sua capacidade financeira, as responsabilidades de crédito, a situação profissional e se o seu pedido de empréstimo se enquadra dentro dos critérios e limites de financiamento.

Em poucos dias será possível comunicar-lhe a decisão da operação, isto é, se o seu pedido de empréstimo foi aceite ou não e quais as condições aprovadas: montante de financiamento, prazo, taxa de juro, seguros e custos associados. Se o Crédito Habitação for aprovado, então poderá continuar para o passo seguinte!


Avaliação do Imóvel e Gestão do Processo

Depois do processo aprovado pode dizer-se que já está bem lançado rumo ao objetivo. Contudo nesta fase realizam-se alguns procedimentos importantes para a concessão do financiamento. É a fase em que se realiza a avaliação do imóvel, que determina se este reúne as condições necessárias para ser financiado e se o montante de financiamento solicitado se enquadra com o valor de compra e de avaliação do imóvel. Além de ser necessário ter capacidade financeira para obter o empréstimo é necessário também que a garantia, isto é, que o imóvel reúna as condições necessárias. Atualmente o valor de compra e de avaliação do imóvel determinam, por exemplo, o montante máximo que será possível financiar.

É nesta fase que se realizam também as verificações legais ao imóvel, nomeadamente a verificação do Registo Predial, que permite averiguar se há algum impedimento à constituição da hipoteca sobre o imóvel. Este é um passo muito importante porque permite comprovar que não existe nenhum impedimento à compra do imóvel e à realização do negócio de compra e venda.

Por esta altura pode também ser solicitada alguma documentação que esteja em falta ou que não tenha sido solicitada na fase inicial do processo.


Preparação para a Escritura de Compra e Venda

Este é o passo que antecede a realização da escritura da casa, uma fase crucial onde será feita uma verificação de todos os elementos do financiamento e onde são assinados os documentos necessários para a escritura de compra e venda. Terá aqui oportunidade para realizar a leitura e validação da FINE (Ficha de Informação Normalizada Europeia - que contém os detalhes do empréstimo) e os documentos complementares à escritura. Geralmente é nesta altura que se assinam também as apólices do Seguro do Imóvel e do Seguro de Vida (quando aplicável) e se conhecem em detalhe todas as despesas inerentes ao processo de crédito habitação. Este passo culmina com a escolha da data, hora e local para a realização da escritura.

Agora já só falta um passo para chegar ao destino final: o dia da escritura da nova casa está quase a chegar.


Realização da Escritura de Compra e Venda

Eis que chegou ao último passo e aquele que o vai levar a tornar-se proprietário do imóvel. Na data marcada todos os intervenientes na compra e venda do imóvel e no Crédito Habitação devem comparecer no Cartório Notarial ou na Conservatória do Registo Predial, para proceder à assinatura da Escritura de Compra de Venda e de Hipoteca. Para realizar o contrato que o torna proprietário do imóvel será necessária, entre outros, a documentação civil e fiscal de ambas as partes, a identificação registal e matricial do imóvel, a licença de utilização, o certificado energético do imóvel e o comprovativo de pagamento do IMT. Havendo lugar a financiamento com recurso a Crédito Habitação, além do contrato de compra e venda do imóvel, será realizada também a escritura de mútuo com hipoteca entre o comprador e a instituição de crédito que irá permitir que se liberte o montante necessário para pagar ao vendedor e restantes partes envolvidas. Nesse contrato fica registado, de acordo com o que já tinha sido acordado entre as partes (comprador e Instituição financeira), o montante do empréstimo, o prazo do empréstimo, as taxas de juro, o produto de Crédito Habitação, as condições financeiras, etc.


Depois da Escritura

Depois de lida e assinada a escritura a casa é finalmente sua. Mas não deverá ficar sozinho nesta fase, se escolher a instituição financeira certa. À sua disposição deverá encontrar uma equipa de especialistas para lhe prestar um serviço de valor acrescentado, antes, durante e após a realização da escritura, seja presencialmente ou à distância.

Do seu lado, durante a duração do empréstimo procure também desenvolver uma atitude responsável, positiva e de cumprimento com o crédito habitação. Procure acompanhar a evolução do empréstimo, mantendo-se sempre informado acerca dos seus direitos e deveres, para que a compra de casa seja um sonho com final feliz.


Se este tema lhe interessou, talvez também esteja interessado nos seguintes artigos:

7 dicas para ter sucesso no financiamento da casa

Como é que o Banco o vê?

Crédito Habitação à distância: sempre por perto, mesmo estando longe

Crédito Habitação Jovem? Saiba o que é mais importante

 

 

Artigos Relacionados
Soluções UCI
Vantagens
Simuladores UCI
Informação Útil
Institucional
Clientes
Imóveis UCI
Grupo UCI
Área de <b>Clientes</b>
Vantagem Traz um Amigo Quem tem um amigo tem tudo!

Até vantagens no Crédito Habitação. Ao recomendar o Crédito Habitação UCI ganha e os seus amigos ganham também.
Precisa de ajuda?
Preencha com os seus dados que nós ligamos
Nome*
 
E-mail*
   
Telefone*
 
Quero ser contactado*
 
Assunto*
 
Mensagem
* campos obrigatórios
UCI Fale com a UCI desde casa #FiqueEmCasa
  • Privilegie os canais digitais ou à distância.
  • Evite deslocações desnecessárias.
  • Contacte o seu Gestor UCI ou escolha uma das seguintes opções:
UCI