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  • Crédito habitação

    Aprovação do Crédito Habitação: Quais as fases e como aprovar

    14 NOV 2024
    Tempo de leitura:  15  Minutos
    ESCRITO POR UCI
    Aprovação do Crédito Habitação: Quais as fases e como aprovar

    Entender as fases da aprovação do crédito habitação e saber o que é mais importante para ter o empréstimo aprovado podem fazer toda a diferença para quem está a pensar comprar casa. Por isso, se quer aprovar o seu crédito habitação, este artigo é para si.

    Para que entenda as várias fases da aprovação do crédito habitação e consiga chegar ao dia da escritura, vamos explicar-lhe os vários passos da aprovação do crédito habitação e o que é mais importante em cada um. Mas não ficamos por aqui! No final do artigo deixamos-lhe também algumas dicas para conseguir aprovar o seu crédito habitação. Se no final ainda tiver dúvidas, então fale com um dos nossos especialistas em crédito habitação. Seguramente podemos ajudar na aprovação do seu crédito habitação.

    Neste artigo saiba:

    O que deve ter em conta antes da aprovação do crédito habitação?

    Quais as fases da aprovação do crédito habitação?

    Como aprovar crédito habitação?

    O que deve ter em conta antes da aprovação do crédito habitação

    A compra de casa não se limita só à escolha do imóvel. Depois desse árduo trabalho de visitas a imóveis e de negociação é necessário, para a maioria das pessoas, encontrar uma solução de empréstimo habitação para tornar a compra da casa uma realidade. Esta procura começa muitas vezes com a consulta a diferentes bancos e a realização de simulações de crédito habitação. Antes de avançar para a aprovação do crédito habitação, o objetivo deve ser encontrar uma solução de financiamento que responda às suas necessidades.

    Por isso, perca algum tempo nesta fase que antecede a aprovação do crédito habitação. Não se fique pela primeira proposta! O ideal será ter várias do seu lado para poder comparar as propostas de crédito habitação e, principalmente, para conseguir encontrar uma instituição de crédito que se adapte a si, que o acompanhe antes, durante e depois de todo o processo. Se optar pela UCI, esta é uma entre as várias vantagens que temos para si.

    Nesta fase é importante analisar os vários aspetos das propostas de crédito. Há várias coisas a ter em conta:

    • Qual a percentagem de financiamento que o banco concede?
    • Quais as condições financeiras?
    • Que soluções o banco dispõe (para compra de casa, obras, construção)?
    • Que tipo e que opções de taxa de juro tem à sua disposição (taxa fixa, mista e variável)?
    • Qual o prazo de financiamento?
    • Que produtos e requisitos são propostos pelo banco?
    • Tem de contratar produtos para baixar o spread? Qual o seu impacto no empréstimo?
    • Vai ser necessário abrir uma nova conta?
    • A informação que o banco proporciona é clara?
    • O gestor de crédito habitação está habituado a trabalhar com crédito habitação?
    • Vai conseguir conduzir o processo sem problemas até ao dia da escritura?

    Todas estas questões devem pesar na decisão antes de avançar para a aprovação do crédito habitação.

    Saiba mais: Como escolher o melhor crédito habitação?

    Quais as fases da aprovação do crédito habitação?

    Depois de escolher a solução de financiamento, então inicia-se o processo de aprovação do crédito habitação. Dependendo do caso, a fase de aprovação do crédito habitação pode demorar alguns dias. Por isso, conhecer as várias etapas da aprovação do crédito habitação vai permitir-lhe acelerar o processo e ter tudo organizado para que seja mais rápido.

    As 5 fases da aprovação do empréstimo habitação (e o que acontece em cada uma):

    1. Entrega da documentação

    2. Análise e decisão do crédito habitação

    3. Avaliação do Imóvel;

    4. Aprovação do crédito habitação e preparação para a Escritura de Compra e Venda;

    5. Realização da Escritura de Compra e Venda;

    1. Entrega da documentação

    Entrega da documentação

    A aprovação do crédito habitação inicia-se com a entrega da documentação necessária para a análise do empréstimo. Da vasta lista de documentos que vão ser necessários ao longo do processo, nesta fase, apenas tem de reunir a documentação essencial para a análise financeira do empréstimo. Ou seja, não tem de ter todos os documentos logo no início do pedido de empréstimo. A restante documentação vai ser solicitada à medida que for necessária e que o processo avança.

    Nesta primeira fase serão necessários, em função da situação profissional, os seguintes documentos:

    • Documento de identificação válido (cartão de cidadão, bilhete de identidade ou passaporte);
    • Última declaração de IRS e nota de liquidação;
    • Extratos bancários pessoais;
    • Recibos de vencimento dos últimos 3 meses (para trabalhadores dependentes);
    • Declaração da entidade patronal a comprovar antiguidade e o vínculo contratual (para trabalhadores dependentes);
    • Recibos verdes dos últimos 6 meses (para trabalhadores independentes);
    • Declaração de início de atividade (para trabalhadores independentes);
    • Certidão do registo comercial (para empresários ou donos de negócio);
    • Último IES (para empresários ou donos de negócio)
    • Extratos bancários das contas da empresa (para empresários ou donos de negócio)

    Marcar uma reunião presencial com o banco para iniciar o pedido de empréstimo habitação e entregar a documentação necessária é um bom ponto de partida para a aprovação do crédito habitação. Essa reunião pode ser importante para explicar o seu projeto de compra de casa, conhecer as soluções oferecidas e saber toda a documentação inicial que vai necessitar de acordo com o seu caso.

    Durante a reunião inicial poderá:

    • Dar a conhecer o seu projeto de compra de casa;
    • Conhecer as várias soluções de financiamento disponíveis;
    • Fazer simulações de crédito habitação personalizadas e de acordo com o seu caso para perceber as opções disponíveis, qual o valor estimado da sua prestação de crédito, quais os custos estimados e os impostos a pagar.
    • Conhecer o gestor de crédito que o vai acompanhar durante o processo de compra de casa;
    • Esclarecer dúvidas;
    • Ter um parecer inicial do gestor de crédito sobre a aprovação do crédito habitação;
    • Saber quais os documentos necessários para dar início ao processo de crédito;
    • Assinar a proposta de crédito habitação que dá início ao processo de pedido de empréstimo.

    Para tornar esta fase mais rápida o ideal será reunir toda a documentação ainda quando está à procura de casa. Assim, quando iniciar os contactos com a instituição de crédito já vai ter toda a documentação do seu lado e todo o processo de pedido de empréstimo vai desenrolar-se de forma mais rápida. Concluída esta etapa, está na altura de passar à fase seguinte que lhe vai permitir saber se vai conseguir ter a aprovação do crédito habitação.

    2. Análise e decisão do crédito habitação

    Análise e decisão do crédito habitação

    Após a reunião inicial e a entrega da documentação necessária para o pedido de empréstimo, a instituição financeira inicia a análise de viabilidade do crédito.

    O seu projeto de compra de casa e toda a documentação solicitada são analisados ao detalhe, para lhe dar uma resposta.

    Nesta fase ainda não se trata de uma aprovação final, porque essa está condicionada ao próximo passo e à realização da avaliação do imóvel.

    Nesta etapa, o que a instituição de crédito vai fazer é uma aprovação do crédito habitação do ponto de vista financeiro e analisar tudo em detalhe para ter a garantia que os clientes podem pagar as prestações do empréstimo.

    Assim, entre os vários elementos que são analisados na fase de aprovação do crédito habitação, destacam-se os seguintes:

    • O nº de proponentes ao crédito;
    • As idades;
    • A composição do agregado familiar e nº de dependentes;
    • A capacidade financeira;
    • A situação profissional;
    • As responsabilidades de crédito;
    • O histórico bancário;
    • A taxa de esforço (TE);
    • A percentagem de financiamento (LTV);
    • Se o pedido de empréstimo se enquadra nos critérios e limites de financiamento da instituição de crédito.

    Em poucos dias será possível comunicar-lhe a aprovação do crédito habitação, isto é, se o seu pedido de empréstimo foi aceite e quais são as condições aprovadas.

    Tenha em conta que para a aprovação do crédito habitação é fulcral que exista um vínculo laboral ou uma situação financeira estável. Também é muito importante que os encargos com créditos não superem 40% do rendimento do agregado familiar, de forma a não ultrapassar a capacidade financeira dos clientes. E é indispensável também que os clientes tenham disponível algum valor de entrada antes de pensarem em aprovar o crédito habitação, uma vez que as instituições de crédito atualmente não podem financiar a totalidade do valor de compra do imóvel. Para o ajudar a saber mais sobre os critérios de aprovação do crédito habitação, no final do artigo encontra algumas dicas úteis que vão ajudar na aprovação do crédito habitação.

    Se a instituição financeira apurar que reúne todas as condições e todos os requisitos e aprovou o crédito habitação, então está em condições de avançar para a próxima fase: a avaliação do imóvel.

    Saiba mais: Pré-aprovação do crédito habitação vs Aprovação

    3. Avaliação do Imóvel

    Avaliação do Imóvel

    Se chegou a esta etapa está no bom caminho para conseguir a aprovação final do crédito habitação. Para isso é necessário cumprir um passo obrigatório que é a avaliação do imóvel.

    A avaliação do imóvel é muito importante na aprovação do crédito habitação, pois é através desta que a instituição de crédito determina se o imóvel reúne as condições necessárias para garantia do empréstimo, qual o valor máximo que está disposta a financiar e quais as condições do crédito habitação.

    Por isso, neste terceiro passo, o banco recorre a uma empresa especializada e independente que realiza a avaliação do imóvel e emite um relatório de avaliação. A avaliação do imóvel é determinada em função de diversos aspetos, como:

    • Localização do imóvel
    • Infraestruturas envolventes;
    • Área do imóvel;
    • Tipologia e disposição da habitação;
    • Estado de conservação;
    • O ano de construção;
    • Eficiência energética;
    • Espaços exteriores;
    • Qualidade dos acabamentos;
    • Preços de mercado na zona

    A avaliação do imóvel tem um custo que se traduz na comissão de avaliação que, geralmente é suportada pelo cliente e tem de ser paga antes da realização da avaliação. No final o cliente recebe também o relatório da avaliação do imóvel.

    Para esta avaliação são solicitados alguns documentos do imóvel que, juntamente com a visita do avaliador, permitem a avaliação do imóvel. Os documentos necessários são:


    Com estes documentos é verificada também a situação legal do imóvel de forma a verificar a existência de algum impedimento à constituição da hipoteca sobre o imóvel. Este é um passo muito importante não só para a instituição financeira, mas também para os próprios clientes, uma vez que permite comprovar que não existe nenhum impedimento à compra da casa e que a realização do negócio de compra e venda deverá decorrer sem problemas.

    A fase da avaliação do imóvel e das verificações legais geralmente não se estende por mais do que uma semana, contando com a entrega de toda a documentação, a visita ao imóvel pelo avaliador, a receção do relatório de avaliação e a realização de todas as verificações legais junto da Conservatória do Registo Predial.

    Saiba mais: Avaliação do imóvel: O que deve saber quando compra uma casa

    4. Aprovação do crédito habitação e preparação para a Escritura de Compra e Venda

    Aprovação do crédito habitação e preparação para a Escritura de Compra e Venda

    Com a sua situação financeira analisada e a avaliação do imóvel realizada, chegou o momento de confirmar a aprovação definitiva do crédito habitação e de receber a carta de aprovação do crédito habitação.

    Este é o passo que antecede a realização da escritura da casa. Uma fase crucial onde será feita uma verificação de todos os elementos do financiamento, onde se confirmam todos os custos para o dia da escritura, são assinados os documentos necessários e se define finalmente o dia da escritura.

    A carta de aprovação ou FINE Aprovação, como também é conhecida, é um documento que vai receber nesta fase e onde são detalhadas e confirmadas todas as condições financeiras do seu empréstimo. Recomenda-se, por isso, a sua leitura atenta.

    Antes da realização da escritura e de assinar todos os documentos necessários, dispõe de um período de reflexão que será no mínimo de 7 dias. A escritura só poderá ser realizada depois de passado este período de reflexão, afinal de contas, comprar casa com recurso a empréstimo habitação é um dos maiores compromissos financeiros que vai assumir na vida. Assim, terá a oportunidade para realizar a leitura e validação da FINE e de todos os documentos complementares à escritura com tranquilidade.

    Geralmente é nesta altura que se assinam as apólices do Seguro do Imóvel e do Seguro de Vida (quando aplicável) e que vai receber também a informação detalhada sobre as despesas e os documentos que vão ser necessários para o dia da escritura.

    Este passo culmina com a escolha da data, hora e local para a realização da escritura num Cartório Notarial ou na Conservatória do Registo Predial. Agora já falta pouco para o dia da escritura em que finalmente se vai tonar o proprietário da casa.

    Saiba mais: Como analisar uma FINE no crédito habitação?

    5. Realização da Escritura de Compra e Venda

    Realização da Escritura de Compra e Venda

    Chegou finalmente o momento por que tanto esperou, a assinatura da escritura de compra e venda do imóvel. É neste momento que se formaliza a transmissão do imóvel e que recebe as chaves da casa.

    A assinatura da escritura de compra e venda de um imóvel pode ocorrer no Cartório Notarial ou na Conservatória do Registo Predial. Mas para que se realize a escritura, é necessário que ocorra primeiro o pagamento do IMT (Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis) caso não esteja isento. Este pagamento é fundamental porque o comprovativo de liquidação do imposto terá de ser apresentado no ato da escritura. Sem esse comprovativo de pagamento a escritura não se realiza.

    Na data e hora marcada para a assinatura da Escritura pública, deverão estar presentes todos os intervenientes na compra e venda do imóvel e no crédito habitação.

    Neste momento deverão ser apresentados os originais dos documentos solicitados durante o processo, tanto dos compradores como dos vendedores, entre os quais:


    A realização da escritura divide-se ainda em dois momentos importantes a saber:

    • A assinatura da escritura de compra e venda em que é registada a transmissão da propriedade do imóvel;
    • A celebração do contrato de mútuo com hipoteca, que engloba tudo o que diz respeito ao crédito habitação e à constituição da hipoteca sobre o imóvel.

    É precisamente com este último trâmite que o banco disponibiliza o montante de empréstimo solicitado.

    Além do IMT, nesta fase haverá ainda lugar ao pagamento das seguintes despesas e impostos relacionados com a escritura:

    • Imposto do selo (IS) sobre o imóvel;
    • Imposto do selo (IS) sobre o crédito;
    • Custos de escritura e formalização dos contratos;
    • Comissões bancárias.

    Os custos da compra de casa poderão variar consoante o serviço escolhido e o próprio local onde se realiza a escritura, portanto, assuma que poderá existir uma pequena diferença dos valores em função das várias opções e locais disponíveis.

    Finalmente, depois de lida e assinada a escritura a casa é sua. Se escolheu a instituição financeira certa terá à sua disposição uma equipa de especialistas para o acompanhar durante toda a vida do empréstimo. É isso que vai acontecer se escolheu a UCI.

    Saiba mais: Vídeo a UCI Explica: Os custos do crédito habitação

    Como aprovar o crédito habitação: 7 dicas valiosas

    Para aumentar as probabilidades de aprovação do crédito habitação é importante seguir as etapas anteriores com atenção e reunir a documentação necessária logo que possível. Mas, para ter ainda mais chances de ver o crédito habitação aprovado, nada como cumprir com os principais requisitos para a aprovação do crédito habitação. Ora vejamos:

    1. Ter uma situação profissional estável

    Este é um dos elementos mais importante para a aprovação do crédito habitação. A fonte e o valor dos rendimentos é o que fornece a garantia à instituição de crédito de que poderá pagar a prestação mensal do empréstimo. Portanto, este é um dos melhores indicadores para avaliar a probabilidade de se cumprir com as obrigações que um crédito habitação implica.

    Se trabalha há vários anos numa empresa sólida, com uma boa situação financeira e reputacional e os seus rendimentos são compatíveis com a casa que pretende adquirir, está no bom caminho para conseguir a aprovação do crédito habitação.

    2. Ter uma taxa de esforço baixa

    A taxa de esforço é outro dos indicadores importantes na aprovação do crédito habitação. Esta permite avaliar a sua solvabilidade para efeitos do empréstimo, através de uma fórmula que calcula a percentagem do rendimento que é destinada aos compromissos com créditos.

    O objetivo deste indicador é determinar se consegue com base nos seus rendimentos fazer face aos encargos com os créditos e ter dinheiro suficiente para as restantes despesas correntes. Assim, este é um indicador que mostra se terá ou não condições financeiras para suportar a prestação do empréstimo.

    Para aprovar o crédito habitação é fundamental que o valor das prestações, juntamente com os outros encargos com créditos, se situe numa taxa de esforço abaixo dos 40% do rendimento do agregado familiar.

    3. Dar uma boa entrada inicial

    Normalmente, a tendência da generalidade das pessoas é procurar dar o menor valor de entrada na compra de casa. No entanto, se tiver essa possibilidade, a melhor sugestão que lhe podemos dar para conseguir a aprovação do crédito habitação é que procure dar o maior valor possível de entrada. E porque é que isso é importante para uma instituição financeira? Bom, porque quanto maior for o valor de entrada para a compra da casa, menor é o risco do banco e menores as probabilidades dos clientes deixarem de pagar as prestações.

    Com uma boa entrada inicial na compra, não só poderá negociar melhores condições financeiras para o seu empréstimo, como também terá um menor valor em dívida. Além disso, estará a demonstrar um maior envolvimento na operação, aumentado as suas hipóteses de conseguir a aprovação do crédito habitação.

    Leia também: Como poupar para comprar casa?

    4. Ter um LTV baixo

    Relacionado com o ponto anterior, ter um LTV (Loan-to-value) baixo é outro fator importante para conseguir a aprovação do crédito habitação. O LTV é um indicador que mede a percentagem do financiamento solicitado sobre a avaliação do imóvel. Quanto menor for esta percentagem, menor o risco do banco (porque a garantia do imóvel é superior ao empréstimo concedido) e maiores são as probabilidades de conseguir a aprovação do crédito habitação.

    5. Ter um bom histórico de crédito

    Ao analisar a sua situação financeira tendo em vista a aprovação do crédito habitação, o banco realiza também uma análise do seu historial de crédito através do mapa de responsabilidades de crédito do Banco de Portugal. É, por meio deste documento que, o banco verifica se existem outros créditos em curso ou se alguma vez existiu alguma situação de incumprimento.

    No caso de incumprimento o mais provável é que o crédito habitação acabe por ser recusado, uma vez que existe maior probabilidade de voltar a incumprir. Posto isto, tal como em qualquer outra responsabilidade de crédito, o nosso conselho para conseguir a aprovação do crédito habitação é que procure fornecer todas as informações necessárias e que seja sempre transparente.

    6. Escolher um bom imóvel

    Já que falamos em garantias do crédito habitação, a mais importante de todas para a aprovação do crédito habitação é o imóvel. O imóvel sobre o qual vai ser constituída a hipoteca é a principal garantia para a instituição de crédito e é o imóvel que assegura o valor financiado.

    Portanto, comprar um bom imóvel, bem localização, com potencial de venda ou que possa valorizar no futuro, contribui definitivamente para a aprovação do crédito habitação.

    7. Apresentar outras garantias

    Além dos anteriores fatores há outros elementos que podem ajudar a reduzir o risco da operação e aumentar a probabilidade de aprovação do crédito habitação. Por isso, dependendo do caso, poderá ser necessário e até útil apresentar algumas garantias adicionais. Entre as mais habituais encontram-se:

    • A apresentação de fiador, que se compromete a pagar o empréstimo em seu lugar, caso não tenha condições para o fazer. No caso da UCI, raramente é solicitado esse tipo de garantia.
    • A apresentação de outro imóvel livre de hipotecas ou encargos que sirva como garantia adicional do empréstimo.

    Conclusão

    Se reúne a maioria destas condições, está perto de conseguir a aprovação do crédito habitação. Se vai avançar para a compra de casa, escolha os especialistas em crédito habitação da UCI, e torne todo o processo de aprovação do crédito habitação ainda mais rápido, simples e eficaz. Se tiver dúvidas, fale connosco!

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