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    O Crédito Habitação Passo a Passo

    10 AGO 2020
    Tempo de leitura: 5 Minutos
    ESCRITO POR UCI
    O Crédito Habitação Passo a Passo

    Sabe quais são os passos que deve tomar para pedir um crédito habitação? Saiba mais neste artigo.

    A formalização do crédito habitação é, sem dúvida, um dos passos essenciais na caminhada para um dos objetivos mais importantes na vida: comprar casa.

    Ao longo deste percurso, é importante ser responsável e prudente! Prefira uma instituição que se adapta às suas necessidades e que o acompanha antes, durante e depois de atingir o objetivo.

    Se está a pensar comprar casa com recurso a financiamento, conheça os passos que deve dar para formalizar o seu crédito habitação. Agora só precisa de dar o primeiro passo.

    Reunião Inicial

    Quando contrata um crédito habitação é importante começar o pedido de empréstimo por uma reunião presencial.

    Este é o momento certo para apresentar e explicar o seu projeto de compra de casa e ter acesso à informação sobre os produtos, as soluções e as condições financeiras.

    Nesta fase poderá realizar uma simulação de crédito para o seu pedido de empréstimo e conhecer a documentação que será necessária para dar início ao estudo do processo de financiamento.

    Leia ainda: Checklist Crédito habitação: Que documentação precisa?

    Por isso, esta etapa é essencial. Não só para saber se reúne as condições necessárias para obter o financiamento, mas também para perceber melhor como funciona o processo de crédito habitação, quais são as soluções que melhor se adaptam às suas necessidades, qual a taxa de juro do empréstimo, qual o impacto da prestação no seu orçamento, quais os custos iniciais, entre outros.

    Durante todo o processo de financiamento é natural que surjam mais dúvidas e questões, mas esta é a fase para colocar todas as questões que são importantes para tomar uma decisão.

    Se decidir avançar, a assinatura da proposta de crédito, irá dar início ao seu pedido de crédito habitação.

    Estudo e Decisão da Operação

    O seu projeto de compra de casa e toda a documentação solicitada serão analisados nesta fase, para lhe dar uma resposta sobre a viabilidade do seu pedido de crédito habitação.

    Agora será analisada a sua capacidade financeira, as responsabilidades de crédito, a situação profissional, e se o seu pedido de empréstimo se enquadra dentro dos critérios e limites de financiamento.

    Em poucos dias será possível comunicar-lhe a decisão da operação, isto é, se o seu pedido de empréstimo foi aceite ou não e quais as condições aprovadas:

    • Montante de financiamento;
    • Prazo;
    • Taxa de juro;
    • Seguros e custos associados.

    Se o crédito habitação for aprovado, então poderá continuar para o passo seguinte!

    Leia também: Como aprovar crédito habitação?

    Avaliação do Imóvel e Gestão do Processo

    Depois do processo aprovado pode dizer-se que já está bem lançado rumo ao objetivo.

    Contudo, nesta fase, realizam-se alguns procedimentos importantes para a concessão do financiamento.

    É a fase em que se realiza a avaliação do imóvel, que determina se este reúne as condições necessárias para ser financiado e se o montante de financiamento solicitado se enquadra com o valor de compra e de avaliação do imóvel.

    Além de ser necessário ter capacidade financeira para obter o empréstimo é necessário também que a garantia, isto é, que o imóvel reúna as condições necessárias.

    Atualmente o valor de compra e de avaliação do imóvel determinam, por exemplo, o montante máximo que será possível financiar.

    Leia ainda: O que é o LTV?

    É nesta fase que se realizam também as verificações legais ao imóvel, nomeadamente a verificação do Registo Predial, que permite averiguar se há algum impedimento à constituição da hipoteca sobre o imóvel.

    Este é um passo muito importante porque permite comprovar que não existe nenhum impedimento à compra do imóvel e à realização do negócio de compra e venda.

    Por esta altura pode também ser solicitada alguma documentação que esteja em falta ou que não tenha sido solicitada na fase inicial do processo.

    Preparação para a Escritura de Compra e Venda

    Este é o passo que antecede a realização da escritura da casa, uma fase crucial onde será feita uma verificação de todos os elementos do financiamento e onde são assinados os documentos necessários para a escritura de compra e venda.

    Terá aqui oportunidade para realizar a leitura e validação da FINE (Ficha de Informação Normalizada Europeia - que contém os detalhes do empréstimo) e os documentos complementares à escritura.

    Geralmente é nesta altura que se assinam também as apólices do Seguro do Imóvel e do Seguro de Vida (quando aplicável) e se conhecem em detalhe todas as despesas inerentes ao processo de crédito habitação.

    Este passo culmina com a escolha da data, hora e local para a realização da escritura.

    Agora já só falta um passo para chegar ao destino final: o dia da escritura da nova casa está quase a chegar.

    Realização da Escritura de Compra e Venda

    Eis que chegou ao último passo e aquele que o vai levar a tornar-se proprietário do imóvel.

    Na data marcada, todos os intervenientes na compra e venda do imóvel e no Crédito Habitação, devem comparecer no Cartório Notarial ou na Conservatória do Registo Predial, para proceder à assinatura da Escritura de Compra de Venda e de Hipoteca.

    Para realizar o contrato que o torna proprietário do imóvel será necessária, entre outros:

    • A documentação civil e fiscal de ambas as partes;
    • A identificação registal e matricial do imóvel;
    • A licença de utilização;
    • O certificado energético do imóvel;
    • Comprovativo de pagamento do IMT.

    Leia também: O que é o certificado energético, e como obter?

    Havendo lugar a financiamento com recurso a crédito habitação, além do contrato de compra e venda do imóvel, será realizada também a escritura de mútuo com hipoteca entre o comprador e a instituição de crédito que irá permitir que se liberte o montante necessário para pagar ao vendedor e restantes partes envolvidas.

    Nesse contrato fica registado, de acordo com o que já tinha sido acordado entre as partes (comprador e Instituição financeira):

    • O montante do empréstimo;
    • O prazo do empréstimo;
    • As taxas de juro;
    • O produto de crédito habitação;
    • As condições financeiras;
    • Etc...

    Depois da Escritura

    Depois de lida e assinada a escritura a casa é finalmente sua. Mas não deverá ficar sozinho nesta fase, se escolher a instituição financeira certa.

    À sua disposição deverá encontrar uma equipa de especialistas para lhe prestar um serviço de valor acrescentado, antes, durante e após a realização da escritura, seja presencialmente ou à distância.

    Do seu lado, durante a duração do empréstimo procure também desenvolver uma atitude responsável, positiva e de cumprimento com o crédito habitação.

    Procure acompanhar a evolução do empréstimo, mantendo-se sempre informado acerca dos seus direitos e deveres, para que a compra de casa seja um sonho com final feliz.

    Quer dar os primeiros passos no crédito habitação? Faça uma simulação de crédito habitação!

    Os artigos de Blog da UCI tratam de temas atuais que pretendem ser úteis aos nossos leitores. No entanto, é possível que alguns dos artigos mais antigos possam conter informações desatualizadas. Por isso, aconselhamos que verifique sempre a data de publicação do artigo.

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