Aviso Juntos em Segurança. Novas medidas de segurança UCI no atendimento a clientes.
Precisa de ajuda?
Nós ligamos
Está no caminho certo para comprar a sua nova casa. Escolha o Crédito Habitação UCI

Como é que o Banco o vê?

20 de janeiro de 2020
Atualidade Crédito HabitaçãoArtigo
Voltar / gostam deste artigo 20
237996569613z.jpg

Afinal o que é mais valorizado na altura de analisar um pedido de Crédito Habitação? Aqui está uma lista de critérios e conselhos que podem ajudar a aprovar o Crédito Habitação e a comprar casa.

Critério 1. Explicar o seu caso

Para conceder o financiamento, antes de mais nada será necessário conhecer o seu caso, as suas motivações, perceber a sua situação financeira, as suas expectativas e as razões que o levam a comprar casa. Apresentar o seu caso de forma clara e objetiva é a forma mais fácil para encontrar uma solução adequada e evitar que surjam surpresas inesperadas no decorrer do processo.


Critério 2. Pedir um empréstimo à sua medida

Pedir empréstimo para a casa que pode ter, não para a casa que sonha ter. Avaliar bem a capacidade financeira, os encargos fixos e procurar adquirir uma casa que não coloque em risco a estabilidade financeira do agregado familiar é um dos pontos mais importantes. A última coisa que a Instituição quer é que deixe de pagar a prestação, por isso, é realizada uma análise detalhada do seu pedido e da sua capacidade financeira.

Antes mesmo de procurar casa, nada como verificar qual é a capacidade financeira e o montante de empréstimo que pode obter. Depois basta procurar imóveis que se enquadrem dentro desse limite.


Critério 3. Não pedir a totalidade do valor do imóvel

Quanto maior a percentagem de financiamento, maior será o risco da operação e, maior será também a probabilidade de a operação não ser aprovada. Quanto maiores as garantias que apresentar ao banco, maiores as probabilidades de conseguir aprovação.


Critério 4. Escolher um imóvel que valorize

Ao conceder um empréstimo para habitação, o imóvel passa a ser uma das garantias do financiamento. É fácil perceber que esse imóvel é um bem precioso, não só para quem está a comprar, mas também para quem fica com essa garantia. Ao procurar um imóvel escolha zonas que possuam algum potencial de valorização imobiliária, isto é, zonas ou imóveis que, pelas suas características, sejam mais valorizados e apetecíveis para o mercado imobiliário.

Procure saber tudo sobre o imóvel e a zona onde está a comprar: se há muitas casas há venda, se é uma zona com procura imobiliária, se os materiais de construção do edifício e do imóvel são bons, se existem projetos imobiliários e infraestruturas previstos para a zona, se é uma zona com boas acessibilidades e serviços, se possui escolas próximas, enfim, se é um bom negócio e que possa valorizar.


Critério 5. Ter uma situação Profissional e Financeira estável

O perfil de risco é determinante para a instituição financeira, por isso, a situação profissional e o vínculo com a entidade patronal são fatores determinantes na aprovação do empréstimo. Quanto mais estável for a situação profissional dos proponentes e das empresas, maior será a probabilidade de estarmos perante um perfil financiável.


Critério 6. Ter uma Taxa de Esforço baixa

A taxa de esforço é um dos indicadores utilizados para avaliar a viabilidade e a capacidade financeira. Esta taxa traduz, na prática, a relação entre os rendimentos do agregado familiar e os encargos. Considerando o encargo mensal com a prestação de Crédito Habitação, outros encargos fixos e outras responsabilidades (por exemplo créditos pessoais) o ideal é que a taxa de esforço se situe abaixo dos 35% ou 40%.

Considerar a liquidação de outros créditos antes de avançar com o pedido de empréstimo para não prejudicar a taxa de esforço é uma dica útil. Outra dica é procurar pedir um montante de empréstimo condizente com os rendimentos e encargos uma vez que quanto maior for a taxa de esforço, maior será o risco da operação.


Critério 7. Não ter incidências bancárias

Ter um passado de bom pagamento e cumprimento das responsabilidades de crédito é essencial para ser visto como um bom cliente. Ao solicitar o empréstimo, será verificado junto do Banco de Portugal o historial e as responsabilidades de crédito, para certificar que não existe nenhuma incidência ou incumprimento.

Por isso é importante manter sempre uma atitude responsável e cumprir com as responsabilidades de crédito ao longo da vida. Ter sempre presente a data de cobrança das prestações de crédito e a conta aprovisionada para fazer face a esses encargos é meio caminho andado para não ter problemas no futuro.


Critério 8. Apresentar boas garantias

Quanto maior o envolvimento na compra de casa, maiores as probabilidades da operação de crédito ser aprovada. Possuir alguém que aceita ser fiador no Crédito Habitação, sobretudo se forem familiares próximos e com estabilidade financeira, pode ser um bom argumento para conseguir a aprovação do empréstimo. 


Critério 9. Procurar uma solução adaptada às necessidades

Existem vários tipos de soluções e de produtos financeiros – por isso, é fator positivo procurar soluções que se adaptem às necessidades de cada caso. Neste sentido é importante ponderar questões como o prazo de financiamento, opções de taxa fixa ou taxa de juro variável, seguros associados ao crédito habitação, entre outros. 

Artigos Relacionados
Soluções UCI
Vantagens
Simuladores UCI
Informação Útil
Institucional
Clientes
Imóveis UCI
Grupo UCI
Área de <b>Clientes</b>
Vantagem Traz um Amigo Quem tem um amigo tem tudo!

Até vantagens no Crédito Habitação. Ao recomendar o Crédito Habitação UCI ganha e os seus amigos ganham também.
Precisa de ajuda?
Preencha com os seus dados que nós ligamos
Nome*
 
E-mail*
   
Telefone*
 
Quero ser contactado*
 
Assunto*
 
Mensagem
* campos obrigatórios
UCI Fale com a UCI desde casa #FiqueEmCasa
  • Privilegie os canais digitais ou à distância.
  • Evite deslocações desnecessárias.
  • Contacte o seu Gestor UCI ou escolha uma das seguintes opções:
UCI